Rotarianos de Trindade preocupados com a Gripe Influenza


Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, cuidados simples de higiene, são eficientes para se evitar a contaminação pelo vírus H1N1, informou Leonardo Cardoso


Rotarianos entregam certificado a Leonardo Cardoso (Foto: Regilane Souto)


Leonardo Izidório Cardoso Filho, biomédico, diretor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Trindade e coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade União de Goyazes (FUG), participou da reunião do Rotary Club de Trindade nesta quarta-feira (11), quando falou sobre a Gripe em geral, mas enfocando, como não poderia deixar de ser neste momento, a gripe Influenza ou gripe H1N1.

Na oportunidade, Leonardo Cardoso respondeu aos vários questionamentos do público presente naquele encontro semanal dos rotarianos trindadenses, esclarecendo dúvidas relativas à doença, mencionando suas causas e mencionando procedimentos simples e eficientes na prevenção deste mal. Sabe aqueles cuidados básicos com a saúde e higiene? Por então, pela mensagem do diretor de Vigilância em Saúde de Trindade, é o que tem faltado e ajuda bastante a proteger a pessoa de se contaminar pelo vírus H1N1. Assista ao vídeo, a seguir, produzido pelo jornalista Antônio Erasmo com orientações de Leonardo Cardoso.



Tome nota de alguns cuidados capazes de prevenir a infecção pelo vírus H1N1:

Lave sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
Utilize lenços descartáveis;
Deixe o ambiente sempre ventilado;
Cubra boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
Não toque na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
Evite contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
Evite aglomerações em épocas em que o número de casos da doença estiver alto como agora.

Leonardo Cardoso deixou reiterou que nesta sexta-feira (13), começa de verdade a campanha de vacinação contra a Influenza em Trindade, isso para grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde. Quem não se enquadra nos tais grupos aí pode comprar a vacina nas clínicas onde as mesmas são comercializadas a preços que variam entre R$ 100 e R$ 160. A outra opção é aguardar o término a aplicação da vacina em todos os grupos e torcer para sobrem doses nas unidades da rede pública de atendimento.

Fique atento à Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza em Trindade, reforçando, destinada à cobertura das pessoas classificadas nos grupos prioritários:
13/4 a 20/4 >>> Idosos, Trabalhadores da Saúde (sendo necessário apresentar carteira profissional) e Portadores de Doenças Crônicas (é preciso apresentar relatório médico).
23/4 a 27/4 >>> Gestantes, Puérperas (mulher que acabou de dar à luz ou teve filho a pouco tempo) e Crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
30/4 a 11/5 >>> Professores (tem que apresentar contracheque).
Durante todo o período da campanha: Indígenas.

Dia "D": 21/4
A vacina estará disponível em quatro unidades de Saúde.
Região Central: Unidades do Centro e Santuário novo.
Região Leste: Centro de Especialidades Médicas Cristina e Unidade do Maísa I.
Vale a pena destacar que nestas quatro Unidades, durante todo o período da campanha, serão disponibilizadas somente a vacina contra a Influenza; as demais vacinas de rotina foram transferidas para outras unidades mais próximas.
Centro: Vila Pai Eterno, Samarah, Walter Corrêa e Guarujá Park.
Santuário novo: Jardim Tamareiras, Sol Dourado e Jardim Primavera.
Maísa I: Jardim das Oliveiras, Floresta e Califórnia e Dona Iris II.

Ao final da participação de Leonardo Cardoso na reunião do Rotary de Trindade, o presidente Cristiano Leandro de Souza, ao lado do ex-presidente Benigno José Monteiro, de Maria de Lourdes da Silva Alves e de Dária Alves Rodrigues, liderou a entrega de certificado ao palestrante da noite


Comentários