A história em torno de um medalhão de barro vira peça teatral

Narrativa sobre a fé e devoção ao Divino Pai Eterno e a origem da Romaria de Trindade na linguagem do teatro


Cristiana Maria da Silva, presidente da Associação de Rotarianos (ex-Matri).


O Medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora foi encontrado pelo casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa, no Córrego Barro Preto, nos idos de 1840, e este acontecimento é o marco inicial do que hoje conhecemos por Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, município localizado a 17 quilômetros da Capital goiana.

E a Romaria só tem crescido ao longo de quase dois séculos, atraindo sempre mais e mais romeiros à “Capital da Fé”, a cada edição, invariavelmente uma multidão de pessoas tem vindo louvar e dar graças a Deus, entre meados de junho e o primeiro domingo de julho, o ponto alto do que chamamos Festa de Trindade.

Para contar um pouco da história que cerca o nascedouro desta que se tornou uma das maiores festas religiosas do Brasil, Wederson Morais escreveu e dirige a peça teatral Arraial do Barro Preto – A História do Medalhão da Fé, cujo elenco é formado por alunos dos vários cursos e oficinas de artes da Associação de Rotarianos de Trindade (ex-Fundação Matri), que estará em cartaz no Cineteatro AFIPE, ao lado da Igreja Matriz, no centro, no dia 24 de junho, às 18h.

Cristiana Maria da Silva, presidente da Associação de Rotarianos de Trindade, revela que esta iniciativa foi idealizada pelo Rotary Club de Trindade, em conjunto com a Associação, e o objetivo é “narrar pontos importantes da história de fé e devoção ao Divino Pai Eterno, a partir do momento em que o Medalhão foi achado”. Salienta ainda Cristiana Maria que “ter este nosso trabalho na programação da Romaria 2018, é motivo de muita honra para todos nós”.

Serviço
Arraial do Barro Preto – A História do Medalhão da Fé
Texto/Direção: Wederson Morais
Realização: Associação de Rotarianos (ex-Fundação Matri)/Rotary Club de Trindade
Local: Cineteatro AFIPE
Endereço: Av. Dr. Irany Ferreira, Centro (ao lado da Igreja Matriz)
Data/Horário: 24 de Junho (Domingo), às 18h
No dia 24 de Junho, às 18h, no Cineteatro AFIPE


 

Comentários