Tradição sertaneja marca as celebrações do nono dia de Romaria


Romaria chega ao final de semana com vasta programação


Carro de boi na Praça da Basílica (Foto: Rodolfo Carvalhães/Afipe)


A Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno está na reta final e traz mais programações especiais aos romeiros. Neste sábado (30), a tradição cultural da Folia de Reis esteve em destaque na Missa com os Foliões, às 12h, no Santuário Basílica. A celebração foi marcada pela presença de foliões que vieram de diversas cidades para esse momento de fé e oração.

Durante a missa, os cânticos e versos da Folia de Reis entoados, relembrando essa tradicional cultura popular do interior goiano. O movimento tem espaço cativo na Romaria e sempre leva emoção aos devotos. Neste ano, a missa foi presidida pelo Missionário Redentorista Natalino Martins.

Missa dos Carreiros
Também neste sábado, os carreiros se reúnem na praça externa do Santuário Basílica, às 17h30, para a Santa Missa especial. É uma celebração dedicada a eles e tem como destaque os cânticos em ritmos sertanejos. A missa será celebrada pelo reitor do Santuário Basílica, Pe. Edinisio Pereira, e carregará a tradição passada de geração em geração.

Esta é uma das celebrações mais emocionantes da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno. É o momento em que os carreiros coroam mais uma Romaria e recarregam a fé para seguir por mais um ano e se preparar para a Romaria seguinte”, afirma Pe. Edinisio Pereira.

Cineteatro
O Cineteatro Afipe também está com uma programação especial neste nono dia de Romaria. Às 15h30, será encenada peça teatral com o espetáculo “Devoção ao Divino Pai Eterno”, do Grupo Desencanto. A peça já percorreu diversos lugares mostrando a história de devoção da Santíssima Trindade, inclusive pela Europa.
  
Às 21h30, será a vez da música com o Projeto Laus Deo, organizado pela Juventude Missionária Redentorista (Jumire). O show visa proporcionar a experiência do amor de Deus por meio da musicalidade. Além disso, às 10h, será exibido o filme 2 Filhos de Francisco, que narra a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. Vale lembrar que a entrada para o Cineteatro é gratuita.

Informação da assessoria de imprensa da Afipe

Comentários