O grande evento deste ano talvez não tenha sido a Copa do Mundo


A Natureza prega peças cujos efeitos ofuscam grandes eventos gestados pela mente humana guiada pelo marketing





Que Copa do Mundo 2018 na Rússia que nada! O acontecimento deste ano foi o encontro e o resgate com vida dos 12 meninos daquele time de futebol amador chamado “Javalis Selvagens” e o técnico deles, de uma caverna no norte da Tailândia, cuja missão salvadora terminou na terça-feira (10). O grupo de 13 pessoas entrou na caverna Tham Luang Nang, no dia 23 de junho, e as chuvas fortes que caíram por lá inundaram a entrada do local impedindo a saída de todos.

O mundo assistiu a um esforço gigantesco envolvendo profissionais de vários países que se uniram voluntariamente para resgatar os jovens daquela caverna úmida, escura, inóspita. Foi algo impressionante que nos deixou apreensivos do lado de cá. Será que vão sair daquela caverna e com vida? Olha, duvidei muitas vezes disso enquanto assistia às reportagens mostrando seria realizado aquela trabalho, mas, graças a Deus, deu tudo certo, embora um mergulhador tenha morrido durante a operação.

Por sua vez, no campeonato mundial de futebol, desde o corte de cabelo, o penteado, a vestimenta e até declarações dos jogadores, tudo é marketing, que consegue despertar emoção também. Salvam-se alguns pela habilidade, competência e dedicação ao esporte. Ah, e claro! A gente sempre encontra motivos para ficar com a pulga atrás da orelha nas decisões dos árbitros, inclusive esse tal de Video Assistant Referee (VAR). Vale lembrar também a desconfiança geral em torno das decisões dos cartolas que administram essa máquina de fazer dinheiro chamada futebol.

A intenção aqui não é fazer comparação entre uma coisa e outra, apenas registrar uma percepção de que a “vida tem dessas coisas” de pregar peças nos humanos cujos efeitos acabam sendo tão ou mais impactantes do que os eventos gigantescos preparados pelos homens e suas estratégias de marketing desesperadamente em busca de fama e dinheiro. Não necessariamente nessa ordem.



Comentários