Currículo é importante inclusive para o estagiário


Especialista em gestão de recursos humanos dá dicas de como montar um currículo para quem busca vaga de estágio


Andréia Andrade: Currículo é o documento oficial do candidato à vaga.

O currículo é o documento pelo qual a pessoa que deseja trabalhar se apresenta aos potenciais empregadores no mercado. Algo muito semelhante ocorre com o estudante que decide por buscar uma vaga de estágio. É com esse documento que o jovem diz às empresas que tem interesse em estagiar. Portanto, todo o cuidado na hora de produzir este documento é necessária, bem-vinda. Com o objetivo de ajudar o estudante a montar seu currículo, falamos com Andréia Andrade, diretora de negócios da ASH Talentos, buscando orientações sobre a melhor forma de agir quando se busca espaço como estagiário. Veja a seguir os principais trechos do nosso bate-papo, com exclusividade, nas dicas de quem entende do assunto.

Blog - Currículo ajuda o jovem na hora de conseguir uma vaga de estágio?
Andréia Andrade - O currículo (cv) é o “documento oficial” do estudante para conseguir um estágio, pois é com ele que o estudante se apresenta ao mercado de trabalho informando a sua disponibilidade para estagiar, bem como a área que deseja. Diante de tanta tecnologia que nos cerca e que já é parte de nossas vidas, é possível, também, buscar vagas de estágio nas redes sociais. Atualmente, a maior rede social profissional do mundo é o LinkedIN. O primeiro passo é o estudante criar um perfil gratuito, onde deve constar os dados pessoais, de contato, informações acadêmicas e profissionais. O segundo passo é procurar por “conexões” como são chamados os contatos e também seguir as empresas de interesse para estar por dentro de todas as informações bem como as vagas publicadas.

Blog - Quais informações o jovem que está à procura de estágio deve priorizar no seu CV?
Andréia Andrade - O estudante precisa deixar bem claro qual é o seu objetivo além das informações básicas de contato, bem como telefones, e-mail, cidade, estado e redes sociais, de preferência o link do LinkedIN, que é a rede voltada para o mundo corporativo. É importante também, fazer um CV básico e de fácil visualização e entendimento para o recrutador. Acesse a página da ASH TALENTOS no Facebook e baixe gratuitamente um modelo em Word de CV para estágio.

Blog - Você atua nesse mercado há quanto tempo?
Andréia Andrade – Estou na direção de negócios da ASH TALENTOS, mas atuo na área de Recursos Humanos há mais de 20 anos.

Nesse período, qual o erro mais grave cometido pelo estagiário ao fazer um CV?
Andréia Andrade - Sem dúvida, o erro mais grave em um CV é inserir informações que não são verdadeiras. Como mencionado acima, o CV é o “documento oficial” do estudante, com isso os recrutadores tomarão a decisão de convocá-lo ou não para uma entrevista. Podemos citar um exemplo onde o estudante menciona no CV que possui curso básico de informática e não sabe praticamente ligar o computador. É importante escrever a verdade sempre, pois ao ser chamado para uma entrevista, dependendo da vaga, há testes que devem ser realizados e com isso o recrutador terá acesso as habilidades do estudante.

Blog - Você atuando como recrutadora já dispensou algum candidato por algum “defeito” no CV?
Andréia Andrade - Durante a minha trajetória, nunca dispensei candidato por “defeito” no CV, mas já descartei currículos por falta de informações básicas e de um objetivo claro. O mais comum é dispensar candidato por não estar dentro dos requisitos da vaga.


Comentários

ASH TALENTOS disse…
Olá Sergio Vieira. Muito obrigada pela entrevista. É muito gratificante participar destas entrevistas cujo o objetivo é ajudar os jovens que estão iniciando a trajetória profissional. Obrigada pelo convite. Grande Abraço. Conte conosco sempre. Abraço. Andréia Andrade e Equipe ASH Talentos


Programa de Estágio e Trainee para Jovens Talentos!

A ASH Talentos é uma Consultoria especializada em Programas de Estágios e Trainees, Recrutamento e Seleção, Gerenciamento de Contratos de Estágio (Agente de Integração), Treinamento e Desenvolvimento para empresas de pequeno, médio e grande porte.

O Programa de Estágio tem como objetivo a identificação e a inclusão de estudantes no mercado de trabalho; garantindo às empresas a contratação do estudante ideal para a sua equipe e com um custo acessível!

Nós da ASH queremos realmente influenciar diretamente no desempenho e resultado da sua empresa fazendo a diferença por meio das pessoas. Clique em http://bit.ly/ASH_Talentos e agende uma apresentação para conhecer os nossos serviços.

Para você, Estudante / Jovem Talento cadastre os seus dados e/ou Currículo gratuitamente em nosso site www.ashtalentos.com.br