Políticos continuam reclamando de pesquisas desfavoráveis


Há 14 dias das eleições pesquisas apontam que decisão para governador pode ocorrer no primeiro turno

Destaque da capa do Diário da Manhã, de 22 de setembro de 2018.



Faltam 14 dias para as eleições deste ano. Que campanha eleitoral mais sem graça tem sido essa! Também, proibiram tanta coisa que antigamente movimentava as disputas eleitorais, que conseguiram tornar a temporada de caça ao voto um evento morno demais da conta, principalmente fora dos limites da internet e as redes sociais. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Muito bem, caso as várias pesquisas (aquiaqui, aqui, aqui e aqui) já divulgadas até hoje sobre a corrida pelo comando do Governo de Goiás não estejam tão erradas assim, o martelo deve ser batido pelo eleitorado goiano já no primeiro turno, em 7 de outubro. Claro, no tocante à disputa pela vaga de “inquilino da Casa Verde”. Ronaldo Caiado (DEM) lidera, com folga, a disputa. José Eliton (PSDB), Daniel Vilela (MDB) e os demais concorrentes, até o momento, não empolgaram “sua excelência, o eleitor”.

A propósito, a peleja pelas duas vagas no Senado Federal entrou numa fase de disputa mais acirrada, incomodando uma eleição que muitos analistas da política goiana davam de barato que seria um passeio tranquillo do ex-governador Marconi Perillo. Candidatos como Jorge Kajuru (PRP) e Vanderlan Cardoso (PP) estão no jogo, dificultando as coisas também para Lúcia Vânia (PSB). O negócio parece ter se complicando além do imaginado para o pessoal da chamada base aliada que está no poder desde 1998.

Claro que pesquisa de intenção de voto é pesquisa de intenção de voto e eleição é eleição. No entanto, as pesquisas apontam muito bem a direção para onde o eleitorado está caminhando. Bobagem querer negar resultados semelhantes produzidos por pesquisadores de diferentes empresas e contratados por diversos outros interessados na disputa, convém salientar.

Enquanto as eleições não chegam, contentemo-nos com os levantamentos dos mais diversos institutos de pesquisas que dão o ar graça em tempos de eleições. Até o domingo (7) da votação, a gente vai ficar lendo e ouvindo os contrariados com os resultados das pesquisas reclamando disso e daquilo. É sempre a mesma cantiga de grilo dos inconformados. Aguardemos o veredito das urnas.


Comentários