Marcelino Galindo decide não disputar novo mandato na Subseção de Trindade da OAB


Não sou adepto do instituto da reeleição e também entendo que cumpri minha missão”
Marcelino Galindo, presidente da OAB Trindade. (Foto: Reprodução).


Marcelino Assis Galindo é advogado e presidente da Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), desde 2016 e seu mandato de três anos se encerra no final deste ano. Apesar de ter plenas condições de concorrer a um novo período à frente da entidade classista (é permitida a reeleição), que conta com cinco funcionários, uma receita mensal que gira ao redor de R$ 2,3 mil, o atual presidente Marcelino Galindo decidiu não disputar as eleições do próximo dia 30 de novembro, quando os 319 advogados inscritos votarão para escolher o próximo presidente, para 2019-2021. Há duas chapas concorrendo à sucessão de Marcelino Galindo que nos concedeu entrevista exclusiva, cujos principais trechos são este a seguir.
Blog - Foi bom ter presidido a OAB Trindade?
Marcelino Galindo – Sem dúvida nenhuma, está sendo uma honra para mim, exercer a função de presidente de Subseção de Trindade da OAB e participar da mudança que ocorreu em nossa entidade, durante nosso mandato.

Blog - Por quê o senhor está fora da disputa de presidente, não quis tentar a reeleição?
Marcelino Galindo - Apesar de ter um alto índice de aprovação dos colegas, não sou adepto do instituto da reeleição e também entendo que cumpri a minha missão. Estou apoiando a atual vice-presidente da OAB, doutora Néli Cárita, uma pessoa altamente preparada, e que foi e é muito importante para o êxito que tivemos em nossa administração, participando das mudanças ocorridas em nossa OAB. Se eleita for, vai ser a primeira mulher a dirigir a OAB Trindade.

Blog - Está havendo disputa entre duas chapas novamente, salvo engano entre os membros grupos. Por quais motivos existe essa divisão?
Marcelino Galindo - Entendo que esta disputa faz parte da democracia e é natural que ocorra. Isto é saudável porque legitima o grupo vencedor. Só fico triste quando a discussão se baseia em fatos não verídicos.

Blog - Qual seria o ponto forte de sua gestão à frente da OAB Trindade?
Marcelino Galindo - Sem dúvida nenhuma o respeito à nossa instituição. Quando assumimos a nossa subseção, não existia interlocução entre a nossa instituição e as demais instituições. Hoje temos interlocução com todos, judiciário, executivo, legislativo, ministério público, policias civil e militares. Somos ouvidos e isso me deixa muito feliz. Hoje a OAB é respeitada aqui em Trindade onde quer que se vá, no município. E esta é a grande marca do nosso trabalho.

Blog - O que é preciso, do ponto de vista da entidade classista, se fazer ainda pela advocacia trindadense que ainda não realizou?
Marcelino Galindo - Existe muito ainda a se fazer, principalmente para a inclusão dos novos advogados no mercado e conseguir unir mais a nossa classe. Fico muito feliz quando vejo as propostas apresentadas pela chapa da Dra. Néli Cárita, que se encaixam perfeitamente às necessidades da nossa classe.

Blog - Qual é a sua análise desses assassinatos de advogados em Goiás, nos últimos tempos?
Marcelino Galindo - Tenho uma preocupação muito grande, pois a vida não tem valor. As execuções nos causam muita indignação também, pois o advogado é a parte mais frágil, fica mais exposto à violência. Se defende alguém e tem êxito, a outra parte entende que o advogado é o mau da história, que não é verdade. Advogado faz o trabalho dele baseado na legislação vigente.

Blog - Trabalhar como advogado está se tornando profissão de alto de risco, algo fora de controle?
Marcelino Galindo - Sem dúvida, ultimamente o risco é alto, temos que trabalhar sempre buscando a justiça, a falta de segurança é geral.

Blog - E quanto a participação da OAB no dia a dia da comunidade local, houve alguma ação neste sentido, sob sua liderança?
Marcelino Galindo - Houve várias, desde o suporte a ações da prefeitura à comunidade carente, como atendimento às pessoas que mais necessitavam de advogado, que procuravam a OAB, até a instalação da defensoria pública, bem como a conquista da instalação de mais duas Varas da Justiça aqui em nossa Comarca e a OAB teve um protagonismo nesta conquista fundamental, apresentando pedidos e isto se iniciou em minha gestão, culminando agora na instalação das Varas, no início de outubro. Isto vai ter um reflexo muito importante para comunidade.

Blog - O senhor entregará ao sucessor uma OAB de Trindade em melhores condições do que encontrou ao assumir?
Marcelino Galindo - Não tenho dúvida nenhuma, muito melhor, com uma OAB com outra estrutura para os advogados e advogadas, uma sede reformada, equipamentos novos, uma sala do Fórum, talvez seja uma das melhores do estado. Sem dívida, com um pouquinho de recurso em caixa, sem protestos, enfim outra coisa, respeitada dinâmica, para frente e feliz. A antiga gestão teve muitas dificuldades, a seccional não repassava em dia os duodécimos, mas, enfim, hoje o colega tem respaldo no que precisa para desempenhar o seu trabalho. Valeu a pena participar da evolução desta OAB.

Blog - Qual ou quais seus projetos a partir do momento em que passar o comando da OAB Trindade adiante?
Marcelino Galindo - Sou advogado e continuarei trabalhando, onde tenho como sócios meus filhos que são advogados, e posso te confessar, é um orgulho muito grande trabalhar com os meus filhos.

Blog - A OAB Trindade sempre se fez muito presente na política. E como o senhor vê hoje o papel da entidade na sociedade neste aspecto?
Marcelino Galindo – Verdade, Sérgio Vieira, e continuará sendo assim, defendendo o estado democrático de direito e sendo sempre apartidária.

Blog - Na última visita do presidente da seccional de Goiás e de vários presidentes de subseções foi falado que o senhor se tornou um grande líder da advocacia goiana. Qual sua visão a este respeito?
Marcelino Galindo - Bondade dos presidentes, mas é algo que me deixou muito feliz, a nossa subseção de Trindade mudou de patamar, sem dúvida nenhuma.
Blog - Também foi comentado o respeito que o senhor tem no Tribunal de Justiça de Goiás, isso seria algum indicativo?Marcelino Galindo - Não só desenvolvo o meu trabalho com muita tranquilidade, com ética e transparência, talvez isso me ajude no relacionamento com os desembargadores do Tribunal, por isso agradeço a Deus todos os dias pelo dom da vida, sempre lembrando daquela que me deu tudo que tenho, minha mãe D. Maria Galindo.


Comentários