Entrevista: Caio Emerson Pereira Rodrigues, presidente da CDL Trindade


O turismo e o comércio seguraram as pontas na economia trindadense neste ano, segundo o líder classista

Caio Emerson, presidente da CDL Trindade. (Foto: Divulgação)


Caio Emerson Pereira Rodrigues é contador (Faculdades Aphonsiano, 2007) e advogado (Uni-Anhanguera, 2011), com especializações em Controladoria e Gestão, Contabilidade Pública e Direito Tributário. Caio Emerson é presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Trindade (CDL Trindade) desde 1 de janeiro de 2018, exercendo mandato de três anos, com possibilidade de disputar uma reeleição, segundo as normas internas em vigor. A CDL Trindade, conforme explanação de seu presidente, “tem como objetivo defender os interesses dos lojistas, em geral, e dos associados, em particular. Além disso, a entidade colabora com o poder público nos atos pertinentes ao livre exercício das atividades comerciais, em todas as suas modalidades. Promover o aprimoramento e o desenvolvimento das técnicas empresariais e, acima de tudo, fortalecer o comércio local”, é um dos compromissos. À frente da CDL Trindade, Caio Emerson informa ter feito opção “nesta gestão, por mostrar a força e a importância da entidade como associação de classe que representa o seguimento lojista e empresarial da nossa cidade”. E para saber um pouco mais das impressões deste profissional liberal e líder classista trindadense sobre o comportamento da economia local e também as expectativas em relação ao fechamento do ano, do ponto de vista dos negócios, das vendas no comércio local, entrevistamos Caio Emerson e destacamos os principais trechos da conversa. Leia a seguir.


Blog - Estamos nos aproximando de dezembro e fechando o ano, que análise pode ser feita da economia trindadense neste 2018?
Caio Emerson - Na minha opinião, como contador, a economia trindadense no ano de 2018, esteve sem crescimento expressivo.

Blog - Qual setor econômico segurou ou tem segurado as pontas na economia de Trindade ao longo deste ano?
Caio Emerson - Como Presidente da CDL Trindade posso falar que, na minha opinião, o setor econômico que segurou as pontas foi o turismo, seguido do comércio.

Blog - As trocas de governos federal e estadual, logo no início de janeiro próximo, são vistas pelo setor empresarial de Trindade com sentimento, digamos positivo ou nada disso?
Caio Emerson - As mudanças sempre são esperadas de forma positiva.

Blog - Como a CDL tem colaborado com o mundo dos negócios na "Capital da Fé", sob sua gestão?
Caio Emerson - Neste ano de 2018, disponibilizamos várias palestras e cursos. No mês de junho, fizemos uma campanha no comércio (Namorados de Malas Prontas), com nossos associados, onde sorteamos uma viagem com acompanhante para Porto Seguro-BA. Entregamos, juntamente com a Associação de Jovens Empreendedores e Empresários (AJE) Trindade e Câmara Municipal, o Prêmio Mérito Empreendedor. A CDL Trindade participa ativamente dos Conselhos Municipais de Turismo, Saúde, Procon, Penitenciário e no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e estamos abertos a novos convites para que possamos contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade. 

Blog - O empresariado local tem se preparado, do ponto de vista gerencial, de alguma forma, para enfrentar esses tempos difíceis?
Caio Emerson - Na minha opinião, pela evolução da informação, pela proximidade com a Capital e pela crescente concorrência, alguns empresários trindadenses deveriam se preocupar mais com a qualificação pessoal e de seus funcionários.

Blog - A CDL ficou satisfeita pelos resultados obtidos nas de seus associados nesta mais recente promoção chamada Black Friday? Existe algum balanço com números deste "evento" comercial?
Caio Emerson - A Black Friday pelo que eu vi e tive informação não teve grande relevância no comércio.

Blog - Qual é a expectativa dos dirigentes lojistas quanto às vendas neste final de ano de 2018?
Caio Emerson - A expectativa sempre são boas e otimistas, vamos ver para crer.

Blog - Em relação ao ano passado, o nível de vendas no comércio de Trindade, em datas importantes (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal), teve melhor desempenho ou não se percebeu movimentação significativa?
Caio Emerson - As informações que nos chegaram é que as vendas não tiveram um crescimento significativo.


Comentários