Cartão de débito é recusado na quitação de boleto em agência bancária


Meio de pagamento muito utilizado no comércio, cartão de débito é recusado entre bancos. Vai entender um negócio desses.




É cada coisa que acontece com a gente… Terça-feira (29), por volta das 13h50. Tinha que pagar dois boletos vencidos um dia antes, portanto, segunda-feira (28), emitidos pelo banco “S”. No boleto há uma recomendação impressa para que outras agências não recebam a dívida, após seu vencimento. Daí, de posse dos documentos, me dirigi até a agência daquele banco, no centro de Goiânia. Tranquilo, não havia fila, ar-condicionado funcionando bem, garantindo uma temperatura agradável, um refresco no calorão do lado de fora. Logo fui chamado pelo caixa. Quando o jovem atendente ouviu que este blogueiro iria pagar com cartão magnético de débito de outro banco, no caso, digamos, o banco “C”, fui informado de que não era possível. Se quisesse pagar o boleto do banco “S” numa agência deste mesmo banco “S”, só em dinheiro vivo, pois não sou correntista daquele gigante internacional do sistema financeiro. O próprio atendente me disse então para ir até a agência do banco “C” e tentar pagar que, apesar da orientação em contrário no próprio boleto, daria certo. Fiz isso e deu certo mesmo. Ulalá! Fiquei encafifado com essa prática. Poderia dizer tratar-se de uma quase dúvida atroz. Hoje em dia a gente usa cartão magnético de débito para pagar de um tudo no comércio. Aquelas maquinhas de “passar cartão” fazem parte do dia a dia inclusive de vendedores ambulantes. Onde quer que se vá é assim, menos, agora sei e estou contando aqui, em se tratando de pagar um débito contraído junto banco “S”, numa agência deste mesmo banco “S”, com cartão magnético de débito de outra casa bancária. Difícil entender um trem desses. Talvez se o Banco Central fosse cuidar de outras coisas e deixasse a relação cliente-banco sob os cuidados dos órgãos de proteção ao consumidor, coisas do tipo não acontecessem. Mas vai saber. É isso aí, mais não digo nem me foi perguntado.

Lucro
E por falar em bancos me veio à memória que o Bradesco divulgou hoje que teve um lucro líquido, no quarto trimestre, de R$ 5,83 bilhões, 5,5% acima da expectativa média de analistas do mercado. Isso representa uma alta anual de 19,9% no lucro deste portento bancário do Brasil. Ou seja, a economia brasileira vai patinando, empresas pedindo recuperação judicial, pessoas físicas endividadas, mas o setor bancário segue auferindo lucros inimagináveis em outros lugares deste mundão de meu Deus.


Comentários