Entrevista: Major Rogério Corrêa Batista


Novo comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar revela “estar muito focado na função” que acaba de assumir e o objetivo é desenvolver ações planejadas para reduzir as “modalidades criminosas” em Trindade


Major Rogério Corrêa Batista, comandante do 22º BPM, em Trindade.


Major Rogério Corrêa Batista assume o comando do 22º Batalhão da Polícia Militar de Goiás, em Trindade (22º BPM-GO), o “Batalhão Terra Santa”, em solenidade na Fundação Tiradentes, em Goiânia, nesta sexta-feira (4), em substituição ao Tenente-Coronel Ênio José Carlos Hans, que segue para o Estado Maior da Polícia Militar de Goiás, na Capital goiana. Major Rogério completará 20 anos de efetivo serviço, no início de fevereiro próximo, tendo concluído curso de Formação de Oficiais da PM-GO, em 2001. Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 2007, fez especialização em Gestão em Segurança, na PM-GO, em 2013. No ano de 2016, concluiu o curso de Engenharia Civil, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com especialização em Projetos de Estrutura, em 2018, no Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Além disso, Major Rogério fez cursos operacionais de Patrulhamento Tático, em 2002, e Tático Operacional Rodoviário, em 2008. Major Rogério mora em Trindade há 12 anos, é casado com a doutora Ellen Corrêa e tem dois filhos. Conversamos com o novo comandante do “Batalhão Terra Santa” que acaba de assumir a função, e destacamos os principais trechos a seguir:

Blog – O senhor esteve no comando do 40º BPM-GO por quanto tempo?
Major Rogério - Comandei o 40º BPM por um período de 34 meses, no início fui convidado pelo então Tenente Coronel Brum, que na época iniciava também seu comando no 2° Regional, para comandar este Batalhão e agora, com muita honra, o Comandante Geral da PM-GO, Coronel Brum, me convidou para estar à frente do 22º BPM.

Blog – Qual era o efetivo sob o seu comando naquele Batalhão?
Major Rogério - Hoje conseguimos empenhar de 6 a 10 viaturas diuturnamente na região Leste de Trindade, sendo com um isso efetivo razoável para uma boa prestação de serviço aos trindadenses, resposta que é claramente identificado na redução dos indicativos criminais. Sabemos que este bom resultado é fruto de uma administração responsável e de um grupo de policiais comprometidos com a sociedade.

Blog - Qual foi, digamos assim, a maior dificuldade que o senhor enfrentou naquela função?
Major Rogério - Tivemos vários dificuldades quando assumimos o 40° BPM, uma delas, as instalações físicas do Quartel que encontravam-se completamente precárias,e através de um trabalho árduo deixamos como legado uma Unidade nova, com condições de acolher tanto nossos policiais, quanto o público externo.

Blog – O senhor pretende implementar algum projeto de cunho social também?
Major Rogério - Fizemos também um grande trabalho social, em parceria com o poder público municipal e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Laurita Vaz, que acreditaram no Projeto da Polícia Mirim, onde acolhemos em nossa Unidade quase 100 crianças que fazem atividades multidisciplinares. Entendemos que com essa ação acrescentamos na formação de futuros cidadãos.

Blog – A impressão que se tem é de redução significativa dos números das ações da criminalidade em Trindade, manter essa curva descendente é possível?
Major Rogério - Sabemos que o Ten-Cel. Hans conquistou ótimos resultados na diminuição da criminalidade em Trindade Centro, contudo, estamos com muita energia para trabalhar e proporcionar Segurança Pública.

Blog – Hoje em dia qual é a modalidade de crime que mais preocupa e ocupa os policiais militares?
Major Rogério - A realidade da região leste é uma pouco diferente da região central. Na área do 40º BPM um indicativo que mais me aflige é o furto em residência, pois o morador se ausenta da sua casa para trabalhar e o criminoso aproveita dessa oportunidade para subtrair algo e, muitas das vezes, trocar em drogas, mas mesmo assim tivemos várias oportunidades de efetivar a prisão deste autores e devolver os bens aos legítimos proprietários.

Blog – A estrutura do “Batalhão Terra Santa” oferece meios para se fazer um bom trabalho?
Major Rogério - Podemos afirmar que apesar das adversidades na área do 22º BPM, teremos uma boa estrutura, condições para desempenhar um excelente trabalho.

Blog – Digamos assim, qual deverá ser a característica mais destacada da atuação da PM em Trindade sob o seu comando?
Major Rogério - Estou focado na função que irei exercer, planejaremos e desenvolveremos, junto com meus oficiais, operações nas manchas criminais, objetivando a redução das modalidades criminosas. Buscarei meios para estruturar ainda mais o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) do 22° BPM, tendo como missão um braço especializado em apoio da viatura de área, o que acaba refletindo na atividade preventiva da polícia militar.


Comentários