O turismo é a melhor opção para gerar emprego e renda em Trindade

Para fortalecer mais o turismo é preciso que os setores público e privado, juntamente com o segmento religioso, estejam de mãos dadas para oferecer bem-estar aos turistas e trindadenses

Fernando Carlos, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Trindade.




Fernando Carlos Pereira é goianiense de nascimento mas trindadense, pois vive em Trindade onde tem amigos e família. Com formação em administração de empresas e pós-graduação em Gestão de Excelência Empresarial, Fernando Carlos é servidor público ativo da Secretaria de Administração do Governo de Goiás. Há seis anos, Fernando Carlos está à frente do Hotel Pousada Recanto do Pai, uma empresa familiar, localizada ali em frente ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Fernando Carlos preside o Conselho Municipal de Turismo de Trindade e, sobre este assunto de extrema relevância para os trindadenses, tivemos uma rápida conversa, cujos principais trechos destacamos a seguir.

Blog – Como está, hoje, essa questão do turismo no município? Tem havido, digamos, política pública voltada para o fortalecimento deste setor que, parece, tem sido o responsável pelo funcionamento da economia local?
Fernando Carlos – O turismo está crescendo em Trindade a cada ano que passa. Nós, do segmento turístico, iniciativa privada, setor público e os religiosos, temos que nos unir para acompanharmos esse crescimento. Trindade tem um Conselho Municipal de Turismo ativo e já foi um passo importante. Conseguimos realizar o Censo Hoteleiro da cidade, em parceria com a Agência Municipal de Turismo e Eventos (Agetur Trindade), Goiás Turismo e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás (ABIHGO). Trata-se de um documento de extrema importância para todos os gestores, tanto do setor público como da iniciativa privada. Agora estamos buscando na Goiás Turismo a realização do inventário do Potencial Turístico de Trindade, outro instrumento também essencial para conhecimento de nossa realidade turística, da existência dos recursos naturais, culturais e, assim, fazermos um trabalho forte de marketing do Potencial Turístico. Além de condições de buscar recursos de financiamentos estaduais, federais ou internacionais para viabilizar a execução de projetos aplicados aqui em Trindade. Assim, o turismo é a melhor opção para a geração de emprego e renda, transformador de economias e da sociedade. O que é bom para o turista, é bom para o trindadense. Não temos política pública formulada e elaborada para o desenvolvimento turístico. Temos, em Trindade, ações articuladas com atividades sociais, culturais, ambientais, segurança e saúde, concretizando benefícios em todos os níveis, porém sem um planejamento estratégico de desenvolvimento turístico. Afinal de contas, foi, é e sempre será, uma cidade turística.

Especificamente para a Semana Santa, existe alguma preparação especial de atração dos turistas para Trindade?
Fernando Carlos – Estamos no período de baixa temporada, então a procura dos turistas em Trindade é pequena neste momento. Semana Santa é um evento tradicional, obviamente, com celebrações da igreja então não muda muita coisa. E nós temos o evento da Grande Caminha de Fé, mas os turistas que vêm a Trindade ainda não têm o conhecimento e nem uma estrutura logística de assistir àquele evento, na Rodovia dos Romeiros [encenação na Sexta-Feira da Paixão]. Alguns hotéis levam os seus hóspedes para assistir, inclusive aqueles que queiram ir e, assim, vão a um momento daqueles vários lá e depois voltam para a cidade, mas é uma época de baixa temporada, então não tem muita procura não. A temporada, que começa a aquecer é a partir de maio e vai até meados de novembro. Aí já é uma época boa de movimento do turismo em Trindade. A partir do final de novembro até abril, aí é baixa temporada.

Blog - Como está, hoje, o nível de ocupação de hotéis e pousadas no município?
Fernando Carlos – Nossos hotéis em Trindade chegam a 100% de ocupação só no período da Festa, a Romaria do Divino Pai Eterno . No restante do ano, é uma média de 70% de ocupação, nesta época de maio a [que acontece no final de junho, início de julho] novembro. Mas se fizermos uma média do ano todo, dá em torno de 50% de ocupação, por causa da baixa temporada. E o movimento acontece nos finais de semana. No meio de semana quase que não tem procura. Muitos hotéis ficam fechados no meio de semana.

Blog - E quanto ao nível de preparação dos trabalhadores nos hotéis, pousadas, bares e restaurantes de Trindade? A mão-de-obra atual está qualificada?
Fernando Carlos – Essa é uma situação que a gente vem pelejando há mais de dois anos, buscando essa qualificação da mão-de-obra voltada para o turismo em Trindade. E a Prefeitura, especialmente a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, fez parcerias com o Sebrae, Senac, e está trazendo cursos para Trindade, gratuitamente. Cursos que seriam pagos, em Goiânia, e mesmo assim, não dá quórum, o pessoal não vai, e não tem essa cultura de se capacitar. Isso aí é um tanto quanto complicado. Teve curso agora, de como gerenciar seu pequeno negócio, só teve pessoas que iriam montar um negócio. Então, quase não teve ninguém nem da rede hoteleira nem empresários, empreendedores nem de restaurantes, foram poucas pessoas que procuraram. Eu até fiz questão de olhar isso lá na Secretaria de Indústria e Comércio. E saber quem participou desse curso gratuito. Então, a gente tem que conscientizar nossos empreendedores, de todos os segmentos, de se capacitarem melhor. Outro lado também, e a gente está trabalhando isso, é de ir às Faculdades, algumas palestras, mostrar que tem serviços, empregos, na área do turismo. Só precisa de se qualificar para isso. Inclusive, eu tive conversando com o pároco da Igreja Matriz, Pe. João Bosco, de também nas oficinas que eles fizerem lá, que se fale sobre o turismo, incentivar os jovens a seguirem, a procurar, este tipo de qualificação para nós aqui em Trindade. Para que você tenha uma noção, Trindade tem pouquíssimos guias turísticos oficializados, registrados, uns dois ou três, no Ministério do Turismo. Então, isso é uma situação muito complicada. A maioria dos guias registrados no Ministério do Turismo que acompanham excursões em Trindade são de Goiânia. Eles é que estão tomando conta desse mercado em Trindade.

Blog – Quer dizer que está havendo um certo esforço no oferecimento de oportunidade aos interessados em se capacitar para o Turismo, em Trindade?
Fernando Carlos – Agora sim, está tendo curso voltado para o segmento e também condições para o pessoal buscar informações. A gente quer levar mais palestras para as pessoas, principalmente no setor hoteleiro e na área de turismo, para incentivar o trindadense que não conhece a cidade como uma cidade turística. Muitos nem sabem da história de como começou a cidade. Teve um trabalho bacana aí do professor Bento Fleury, juntamente com a Talitta Di Martino, de levar alunos, se não me engano da sétima série, para fazer um tour pela cidade, e conhecer a história local, isso foi muito bom. Há algumas ações bacanas, e é só mesmo a gente estruturar isso melhor e mostrar que nossa cidade tem emprego sim e só falta interesse e o pessoal também procurar essa qualificação, disponibilizar mais cursos, estrutura e informações e o pessoal de Trindade também procurar essa disponibilidade que está acontecendo, precisa melhorar, mas já está acontecendo, para se capacitar melhor e tomar conta do nosso mercado.

Blog - O que precisa ser feito, em sua opinião, para que o turismo se fortaleça ainda mais no município?
Fernando Carlos – Para que o turismo seja forte, tem três pilares: o poder público, o segmento hoteleiro, setor privado em geral e o segmento religioso, a Igreja. Estes três pilares tinham que estar falando a mesma língua, buscando o mesmo objetivo comum, que é atender o turista da melhor forma, com uma estrutura boa de segurança, saúde e meio ambiente, tudo isso voltado para um só objetivo, que seria a política pública com o foco no desenvolvimento local. Assim o turismo ficaria forte e capaz de gerar emprego, renda para a população e a população também ser beneficiada por essas melhorias de infraestrutura, porque o que é bom para o turista, é bom para o trindadense, mas tem um problema sério, uma lacuna entre esses três pilares. Cada uma no seu quadrado, com as suas ações. Muitas das vezes tem um evento interessante, que a rede hoteleira podia divulgar com bastante antecedência para um grupo de excursão vir para Trindade, participar e ninguém fica sabendo. Quando a gente fica sabendo é um, dois, dias antes e nem dá para divulgar como poderia ser feito. Então, eu vejo assim, esses segmentos teria que estar de mãos dados no nosso município para ter uma união de ações em conjunto e, com isso, acho que fortaleceria sim o turismo em Trindade, algo mais organizado. Nós precisamos nos organizar, até porque com a nova igreja [nova Basílica em construção], com o maior sino do mundo, além de outras opções que temos em Trindade, que são como referência por todo lado. Para você ver, um desfile de carros de boi, que é reconhecido como patrimônio cultural, a Via-Sacra ao ar livre [na Avenida Constantino Xavier], a Grande Caminhada de Fé, tem muita coisa boa em Trindade, que a gente não consegue explorar para o turismo. Se esses três pilares, gestão pública, setor privado e segmento religioso se unissem em prol desse mesmo objetivo, eu acho que aí sim isso fortaleceria o turismo e teríamos uma estrutura melhor para receber as pessoas, os turistas, os religiosos em geral e também melhoraria essa infraestrutura e tudo também para o trindadense, a nossa sociedade. Vejo que é a única forma de fortalecer o turismo no município, uma gestão pública mais eficiente, em que deve considerar o turismo como eixo central na formulação de políticas públicas. Aí, sim, com o foco no desenvolvimento local. Acho que isso seria o ideal. Não querendo desmerecer os outros segmentos, mas no turismo é tudo e quando você foca nele vai refletir em todos os outros setores. Só falta enxergar por essa lado, mas todos nós. Não digo, não estou criticando, só a gestão pública, incluindo o Legislativo municipal que nesta legislatura não vi ninguém levantar essa bandeira, eu critico é o geral. O segmento empresarial que também não vê com esses olhos, o segmento religioso. Então, a gente tem que sentar, e ponderar e estar de mãos dadas para alcançar esse objetivo comum, que é o bem-estar do trindadense e dos turistas.

Erramos
Fernando Carlos Pereira é o nome correto do entrevistado e não "Fernando Costa Pereira", como havíamos escrito anteriormente. (Às 22:37h, de 27.03.2019)


Comentários