Prefeito Jânio Darrot quer criar duas secretarias extraordinárias


Projeto está na Câmara Municipal e já foi aprovado em primeira votação

Jânio Darrot (PSDB), prefeito de Trindade (Foto: Jornal Opção)



Jânio Darrot (PSDB), prefeito de Trindade, comanda a Prefeitura Municipal, agora no segundo mandato, do alto de uma estrutura que já conta com 12 secretarias, porém, mesmo assim, o chefe do poder Executivo da “Capital da Fé” decidiu que precisa de mais pastas e encaminhou projeto de lei ao Legislativo trindadense criando duas novas secretarias extraordinárias, que elevará para 14 a quantidade de secretários, cujo salário é de R$ 10.021,00. A iniciativa precisa ser aprovada em três votações na Casa de Leis da “Velha Trindade da fé e do amor”.

A matéria está tramitando a todo vapor na Câmara e foi votada pelos vereadores no plenário Hilton Monteiro da Rocha, na manhã desta quinta-feira (14). Para espanto de seu ninguém, na primeira votação, deu 12 votos a favor e três votos contrários, estes dos vereadores Pastor Zeca (PHS), Dona Irani (MDB) e Johnatan Reis (PR). As vereadoras Maria de Lourdes (PP) e Márcia do Edmilson (PTB) faltaram justificadamente à sessão. “Na próxima segunda-feira (18), nós teremos a segunda votação dele e, provavelmente, na próxima quinta-feira (21), a gente já encerra ele com a terceira votação”, revelou Jeann Carlos (PRTB), presidente da Câmara Municipal de Trindade.

Nas redes sociais de trindadenses, já circulam críticas à criação de novas secretarias pelo prefeito Jânio Darrot. E em momentos assim, a bronca da opinião pública acaba atingindo, não poderia ser diferente, os vereadores que devem aprovar a iniciativa do chefe do Executivo. “Quanto às críticas da população, elas são válidas sim, ainda mais no momento em que nosso país passa por uma grave crise e que a contenção de gastos públicos, de fato, se mostra o melhor caminho”, comentou Jeann Carlos.

Ainda que o presidente do Legislativo trindadense concorde com a importância de se conter os gastos públicos, dificilmente os vereadores deixarão de aprovar uma matéria proposta pelo prefeito que tem amplo apoio na Casa e esmagadora maioria também. “Confio no prefeito, se ele nos pediu é porque realmente tem a necessidade e justificativa”, afirmou Jeann Carlos.

A assessoria do prefeito nos enviou esclarecimentos, pelos quais, “a criação de duas secretarias extraordinárias visa, neste sentido, ampliar o leque de assessoramento direto ao prefeito no sentido de otimizar ações e resultados”. Ainda segundo o material recebido, “o prefeito Jânio Darrot possui uma base eleitoral sólida, tanto é que foi reeleito com significativa frente de votos e jamais adotaria qualquer procedimento para auferir dividendos políticos com uso de cargos públicos, prática que sempre combateu e continuará combatendo”. E tem mais, as duas secretarias “não abrigarão novos servidores comissionados e não está previsto nenhum gasto extra com pagamento de pessoas nestas pastas”.

Olha, essas secretarias extraordinárias são instrumentos muito utilizados pelos governantes para dar abrigo a aliados políticos mesmo, embora sempre se faça um discurso no sentido contrário do que aponta a realidade, em semelhantes situações. Ora, se fosse mesmo algo necessário para a administração, não se estaria falando em secretarias extraordinárias. Nos bastidores já se comentam nomes de possíveis integrantes. O vereador Felinho (PP) seria indicado para uma vaga, o que abriria espaço para o suplente Francis Albuquerque assumir o mandato. Comenta-se, também, que a outra secretaria deve ser ocupada conforme indicação de apoiadores evangélicos. Sim, o pessoal aí não confirma, porém basta aguardar mais pouquinho para se saber como serão preenchidas as novas vagas na estrutura da Prefeitura de Trindade.

Jânio Darrot comanda a máquina pública trindadense, hoje em dia, formada por 12 Secretarias, 4 Agências, Procuradoria, Controladoria, Instituto de Previdência, além dos gabinetes do prefeito e outro do vice-prefeito.


Comentários