Grupos de Folia de Reis terão encontro em Trindade


No feriado do Dia do Trabalho, pelo menos 12 grupos de Folia de Reis participarão de encontro na Praça da Igreja Matriz

Companhia Jovens do Oriente, grupo de Folia de Reis. (Foto: Reprodução)


Na quarta-feira (1), feriado do Dia do Trabalho, haverá o primeiro Encontro de Folias de Trindade, das 8h às 13h, na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade. Até o momento estão confirmadas as participações de 12 grupos. Seis grupos de Trindade mesmo. Outros seis de várias cidades, tais como, Aparecida de Goiânia, Avelinópolis, Inhumas e Nova Veneza. O evento é uma organização da Prefeitura Municipal de Trindade, pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, inclusive a Comissão Trindadense de Folclore.

O consultor comercial Fernando Ferreira do Nascimento (37), nascido em Anápolis, filho da trindadense Sirlene Gonçalves Bueno e neto de Arlindo José Bueno, que fazia girar folias por toda a região, dentre elas, uma que continua acontecendo até os dias hoje, a Folia da Terra Podre, zona rural de Trindade, inclusive conta “com a participação maciça de toda família”, é um dos coordenadores da Companhia Jovens do Oriente, da “Capital da Fé”, mas desempenha outros papéis, às vezes, pandeirista ou palhaço, também chamado de bastião, marungo, soldado, boneco, dentre outras denominações.

Fernando Ferreira nos conta que a Companhia Jovens do Oriente tem a preocupação com a preservação das tradições das folias em nossa região. “O intuito é o de levar a tradição das folias aos jovens, mantendo a fé, pois isso nos foi deixado por nossos antepassados”, comenta Fernando Ferreira. Como prova de que a luta pela manutenção de valores tradicionais, religiosos assim, encontra respaldo na realidade, o consultor comercial revela que faz parte da “terceira geração da família que ainda segue a tradição das folias”.

E esta realização agrada demais aos foliões e também a todos que preservam esta tradição. Fernando Ferreira disse ainda que “é muito importante que a Prefeitura de Trindade realize e incentive essa cultura, tendo em vista que temos a Capela de Santos Reis, a única de Goiás em louvor aos Reis, que sabendo do nascimento de Jesus, foram cumprir a profecia das escrituras e adorar o verdadeiro Rei dos Reis”.

Serviço
1º Encontro de Folias de Trindade
Local: Praça da Igreja Matriz de Trindade
Endereço: Av. Dr. Irany Ferreira, Centro
Data: 1 de Maio de 2019
Horário: Das 8h às 13h
Realização: Secretaria Municipal de Cultura


Comentários

Unknown disse…
E a revitalização da praça da matriz de Trindade será revitalizada antes da romaria?
Unknown disse…
Fico emocionado em saber que essa folia aonde meu pai meus irmãos participariam continua viva.