Judô forma campeões no tatame e na vida


CECONJ Dona Sinha oferece aulas de Judô, uma modalidade esportiva que traz inúmeros benefícios para crianças, jovens e adultos

Sensei Sebastião e iniciantes no Judô. (Foto: Reprodução)


Quer aprender a lutar Judô e está em Trindade sem saber onde ir? Olha só nossa dica e tome nota: Centro de Educação e Convivência Juvenil (CECONJ) Dona Sinhá, no Laguna Park, onde o mestre Sebastião Sílvio (Sensei Sebastião), 49 anos praticando e outros tantos ensinando esta modalidade esportiva, dá aulas no local. Trata-se, hoje em dia, da única academia (dojô) de Judô, em funcionamento na “Capital da Fé”, pois o Instituto Yamarashi encerrou as atividades recentemente.

Os organizadores afirmam que há vagas sim para os interessados e as turmas até estão cheias. As aulas são gratuitas e o aluno precisa providenciar um Kimono (roupa utilizada para a prática), algo nem um pouco complicado, uma vez que os responsáveis pela academia geralmente conseguem ajudar nesse quesito, por meio de parcerias.

E por falar em parceria, como as aulas têm tido muitos alunos surgiu a necessidade de se ampliar o espaço para os treinos, que passa pela construção de um telhado maior, tornando possível a prática de Judô e de outras artes marciais naquele mesmo espaço. Ou seja, quem puder ajudar nessa empreitada e só entrar em contato com o Ceconj, o quanto antes possível.

A prática do Judô gera benefícios para crianças e adultos. Possibilita o desenvolvimento de habilidades motoras básicas, nas crianças. O aluno aprende a cair corretamente, evitando lesões. Favorece o desenvolvimento motor e da força, coordenação, velocidade, flexibilidade e equilíbrio. Além disso, vale destacar o autoconhecimento e domínio do corpo, o autocontrole, a estimulação do pensamento tático, e também da disciplina. Apesar de se estar falando de um esporte de contato, ali se transmite e ensina valores, tais como, tolerância, motivação, autoestima, educação, companheirismo, solidariedade e trabalho em equipe.

Jovens e adultos igualmente encontram benefícios praticando Judô, em cujo treino é possível se perder entre 600 e até 900 calorias, quer dizer, há perda de peso corporal nessa conversa. Os judocas conseguem ganhar massa muscular, pois esta atividade física trabalha o corpo por inteiro. E quer mais, pode-se combater o estresse e vícios, lembrando que a prática reforça aspectos pessoais de disciplina, ajuda na conquista de um corpo mais resistente às fraturas e quedas, além do mais, convém frisar que o praticante aprende autodefesa eficiente, tudo isso, evidentemente, tem reflexos positivos na autoestima e autoconfiança da pessoa. Numa palavra, a qualidade de vida de quem pratica Judô tende a melhorar significativamente.

Falta apoio
Mesmo sem deter uma maior visibilidade nem apoio de autoridades políticas e até do empresariado local, há jovens judocas trindadenses que já disputaram campeonato brasileiro e se deram bem. O Sensei Sebastião, no final do ano passado, sagrou-se Campeão Brasileiro e Sul-Americano, na categoria Master (acima de 60 anos). Agora imagine se houvesse incentivo maior para os praticantes desta modalidade.

Fernando Ferreira, graduado na faixa roxa, comenta que “Anápolis e Jataí são exemplos de cidades que adotaram o Judô e atualmente fabricam campeões em diversos níveis de categorias na modalidade, além de formar campeões na vida”. Fernando é aluno do Sensei Sebastião e nos revelou que pretende “seguir os passos dele, tornando-me faixa preta e repassar os ensinamentos aos mais jovens.

Serviço
Aulas de Judô
Local: CECONJ Dona Sinhá
Turmas: Segunda-feira e quarta-feira, 17h às 19h. Terça-feira e quinta-feira, 15h às 17h e 17h às 19h. Sábado, 9h às 11h e 11h às 13h.
Endereço: Rua 1009, Setor Laguna Park, Trindade – Goiás
Contato: Fone (62) 3506.0321 / Celular (62) 99346.2753


Comentários