As vacinas da discórdia entre Prefeitura de Trindade e Secretaria de Estado da Saúde


Solicitação de doses extras da vacina contra a gripe Influenza causa celeuma política, em prejuízo das pessoas que irão trabalhar diretamente na Romaria do Divino Pai Eterno

Reunião na SESGO para tentar doses extras de vacina. (Foto: Reprodução)


A secretária Municipal de Saúde de Trindade, Gercilene (Branca) Ferreira, por meio de ofício, solicitou “a vacinação de 2.000 colaboradores envolvidos na realização da Romaria do Divino Pai Eterno em Trindade e que não fazem parte do grupo prioritário”. O pleito foi negado conforme ofício da Secretaria de Estado da Saúde (SES) amplamente divulgado nas redes sociais pelo pessoal da assessoria do prefeito Jânio Darrot (PSDB), na segunda-feira (3).

Leonardo Izidório, diretor de Vigilância em Saúde de Trindade, informa que “a gente pede as doses extras para uma população que consideramos prioritária também, pela situação epidemiológica do município, pessoas que vão ficar diretamente em contato com essa população que vêm para Trindade, na época da Romaria [cujo início será no dia 28 deste mês], o pessoal que trabalha nas Igrejas, nas Pousadas, nas ruas, na Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), na Limpeza Urbana, entre outros”.

Na verdade, fizeram um escarcéu em torno do assunto, salientaram que Clarice Carvalho dos Santos, gerente de Imunização e Rede de Frio da SES é nora do deputado estadual Dr. Antônio (DEM), personalizando uma decisão que devia seguir diretrizes técnicas ou a coisa pode acabar em sindicâncias e outras formas de apurar a conduta do agente público. Sempre bom lembrar que, na Administração Pública, gestões de cunho político sobem na escala hierárquica, indo para o secretário da pasta, podendo chegar até o governador.

Aí, na terça-feira (4), foi noticiada reunião, em Goiânia, do prefeito Jânio Darrot, acompanhado da secretária Branca Ferreira, amparados pelo deputado estadual Amauri Ribeiro (PRP), com Ismael Alexandrino, “para solucionar impasses no atendimento do Hospital Estadual de Urgências de Trindade (HUTRIN) e disponibilização de 2 mil doses de vacinas contra a Influenza para Trindade, que se prepara para a Festa do Divino, com grande fluxo de romeiros na cidade”.

A semana começou com mais essa treta envolvendo gente da assessoria do prefeito de Trindade com pessoas ligadas ao deputado Dr. Antônio, chegou ao final nesta sexta-feira (7) e nada das doses extras da vacina serem enviadas para a “Capital da Fé”. Quem perde com isso são as pessoas, trabalhadores, que terão contato direto com a população flutuante que estará em Trindade, no período da Romaria do Divino Pai Eterno, que acontecerá, com ou sem vacinação, entre 28 de junho a 7 de julho.

E para encerrar, queremos dizer que, via e-mail, indagamos à assessoria de Imprensa da SES a respeito da possibilidade do pleito ser atendido, mas até o momento em que escrevemos essa nota, não recebemos nenhuma resposta daquele órgão estadual.


Comentários

Unknown disse…
Lamentável!
Acho muito importante que esse pessoal seja vacinado, torcendo pra que acabe esse imbrólio!