Trindade e o desmazelo com córregos em seu território

No Dia Mundial do Meio Ambiente mostramos mais uma agressão ao Córrego Barro Preto em Trindade

Córrego Barro Preto, Monte Sinai, Trindade. (Foto: Isami Khalil)


Uma conversa puxa outra, como se diz, e algo parecido ocorre também aqui neste espaço. Uma notinha acaba servindo de gancho para a próxima postagem e assim vamos seguindo em frente, tratando de assuntos de nossa terra.

O amigo internauta Isami Khalil Ghanoum, topógrafo, leu no blog o post com o título “Programa Léo Machado chama atenção para a questão ambiental no município” e nos deu conta de outra situação grave, o absoluto descaso em relação ao meio ambiente, no tocante à conservação do manancial aquífero de Trindade, que não é lá muito grande.

Dessa vez o destaque fica para a agressão cometida contra o Córrego Barro Preto, no trecho do Setor Monte Sinai, nas proximidades do Ginásio de Esportes, registrado pelo amigo internauta. As margens e até o leito daquele curso d’água, estão sendo usados para o descarte de entulho e coisas como sofá, paus e poste que foram jogados por alguém ali, confundindo a área de preservação com lixeira a céu aberto, uma prática terrivelmente nociva à natureza.

Vale lembrar que nesta quarta-feira (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, seria bom se pudéssemos mostrar neste blog iniciativas de respeito e cuidado com os cursos d’água em Trindade. Só para ser te uma ideia do inequívoco sinal de pouca inteligência das pessoas que agem dessa forma usando Córregos no município como depósitos de toda sorte de refugos, basta lembrar que a “Capital da Fé” não é auto-suficiente no abastecimento de água para seus 125.328 habitantes, segundo dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na verdade, o modo inteligente de tratar a natureza certamente é diferente deste apresentado em vídeo e fotos registrados pelo amigo internauta preocupado com a situação ambiental onde viveram Ana Rosa e Constantino Xavier. Não pode ser assim tão difícil de se entender que a água é um recurso natural que precisa ser preservada, inclusive para não acabar mesmo. Ou alguém aí nunca deu de cara com o leito seco de um rio ou córrego por este mundo de meu Deus?

Isso é uma lástima”, comenta o autor do vídeo que mostra essa triste e deplorável realidade de desmazelo total em relação à conservação de um córrego de nosso município. Tomara que os órgãos municipais tomem providências imediatas para coibir tanta degradação assim, o mais rapidamente possível, enquanto ainda existe o que ser preservado. Até porque, permanecendo esse tipo de mau comporto a conta final pela falta d’água será paga por todos e não apenas na forma de dinheiro.

Vídeo filmado por Isami Khalil Ghanoum



Comentários