A carreira de professor no atual contexto do mercado de trabalho


Devemos abraçar a mudança e atender o atual cenário do mercado de trabalho, ter foco no desenvolvimento de novas habilidades humanas, principalmente na inteligência emocional

Professora Magda Margarida: Devemos abraçar a mudança. (Foto: Divulgação)


O professor é o elemento mais importante para a melhoria da educação de um país e, por isso, repensar as políticas docentes é urgente e deve ser prioridade. Algumas redes públicas brasileiras já avançam no sentido de garantir uma nova carreira para os professores e o suporte necessário para o seu melhor desempenho, juntamente com a formação continuada.

A tecnologia e as novas formas de organização da sociedade trouxeram grandes mudanças para a carreira do professor. Assim como as grandes corporações começaram a repensar suas atividades, na sala de aula não poderia ser diferente. Para ensinar uma geração conectada e que vive em constante transformação, o professor deve buscar além do domínio do conteúdo, constante atualização tecnológica e capacidade de comunicação.

Através da incorporação de novos locais de conhecimento, como redes sociais, sites e canais de vídeos, o professor se tornou uma dentre tantas outras vias de acesso à educação.

Outro desafio enfrentado pelo educador é atrelar o conhecimento técnico da formação com as diferentes realidades de cada aluno, já que existe uma grande quantidade de estudantes em sala de aula com diferentes perfis psicológicos.
Percebemos que a profissão de professor para quem realmente quer fazer a diferença, vai em busca de novas possibilidades de incluir em sua prática novas metodologias, que irão contribuir no seu trabalho e na qualidade de ensino.

O grande desafio para o professor neste contexto atual é de qual forma podemos nos preparar e manter nossa relevância diante do novo cenário brasileiro, sem deixar de lado os objetivos. Devemos abraçar a mudança e atender o atual cenário do mercado de trabalho, ter foco no desenvolvimento de novas habilidades humanas, principalmente na inteligência emocional, projetando o futuro.

Sabemos que a tecnologia não irá destruir todas as profissões, mas sim mudar tarefas, criar novas possibilidades de trabalho e também abrir portas.

Assim, é necessária uma qualificação profissional, pessoal e emocional através do autoconhecimento, no lidar com as emoções, na automotivação, empatia e capacidade de se relacionar.

Apesar de todas essas transformações, o professor jamais deixará de ocupar seu importante papel na construção de uma perspectiva crítica e na formação da cidadania.

Dessa forma, entendemos que a responsabilidade do professor continuará sendo a mesma, pois as palavras deixam a sua marca.

Quais tipos de lembranças nós queremos deixar para os nossos alunos por toda a vida? Seremos lembrados como heróis ou anti-heróis pelos nossos alunos?

Apesar das diferentes visões, o amor pela profissão, os estímulos no processo de aprendizagem e a estratégia de criar pontes entre conhecimento e a experiência docente com a realidade do aluno, são diferenças e semelhanças que valorizam o ato de ensinar.

Podemos dizer que o contato com o professor nas diferentes fases do desenvolvimento humano nos transforma nos adultos que somos hoje. O educador deve mostrar ao aluno que o que ele aprende vai além da sala de aula, vai para a vida!


Magda Maria Batista Margarida é professora, tem formação em Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Pública, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), especialista em Educação e Alfabetização, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).


Comentários

Unknown disse…
Parabéns pela dedicaçao neim sempre reconhecida
Lucia Martins disse…
Artigo fantástico! brilhante! vindo de Magda Maria B. Margarida não é surpresa,tive o prazer de ter sido sua aluna em toda a segunda fase do ensino fundamental.