Projeto que cria a Guarda Civil Municipal está na Câmara de Trindade


A matéria já foi aprovada na primeira de três votações pelas quais terá que passar. A idade máxima para o candidato a Guarda Municipal, de 18 a 35 anos, está gerando polêmica

Marcos Lago, presidente da AMSP: Defende idade máxima de 18 a 40 anos.



O projeto de Lei Complementar nº 5, que cria a Guarda Civil Municipal (GCM), de autoria do prefeito de Trindade, está tramitando na Câmara Municipal e, na sessão desta segunda-feira (28), passou fácil pela primeira votação, no plenário Hilton Monteiro da Rocha, apesar de ter recebido algumas emendas. Vale lembrar que são necessárias três votações e agora, portanto, restam duas. A matéria, cuja relatoria foi delegada à vereadora Aninha Carvalho (Pros), deverá estar aprovada no início do mês de novembro. O projeto estabelece a criação de 40 vagas de Guardas, com salário inicial de R$ 1,5 mil mais benefícios (adicional de periculosidade, por exemplo). Numa estimativa, este valor deve quase dobrar. Claro, para tanto, haverá concurso público, com aplicação de provas, inclusive Teste de Aptidão Física (TAF). Os interessados deverão ter idade máxima entre 18 e 35 anos. Vereador Jeann Carlos (PRTB), presidente do Legislativo trindadense destaca, a propósito, que “o projeto resguarda apenas a quantidade mínima de 10% de participação de mulheres”.

Marcos Lago defende a idade para guarda entre 18 e 40 anos
Marcos Lago, presidente da Agência Municipal de Segurança Pública e Patrimonial (AMSP), um dos principais defensores da ideia, que trabalhou muito pela criação da GCM em Trindade, na concepção do projeto em tramitação, se posiciona contra a mudança na idade mínima para a contratação dos integrantes da corporação. “A única coisa que foi feita, alteração que foi influenciada por terceiros, que eu sou contra, é a questão da idade. A idade da Guarda Municipal, de 18 a 32 anos em algumas cidades, mas ela pode ir até 40. Então, eu pedi ao prefeito Jânio Darrot que nos permitisse criar a Guarda Municipal colocando o mínimo 18 e o máximo 40 anos, porque é uma coisa nova. Tem muitas pessoas de Trindade que não tiveram a oportunidade de passar para o Corpo de Bombeiros, não teve a oportunidade de passar na Polícia Civil, não teve a oportunidade de passar na Polícia Militar, porque o tempo já prescreveu, mas agora tem uma oportunidade de passar na Guarda Municipal, com 40 anos. Então, a partir do momento em que eles recuam a data e colocam em 35, 32 anos, que eu não estive lá ontem [na Câmara Municipal], ele vai tirar o sonho de muitos trindadenses, de muitas pessoas do Brasil todo, porque o concurso é aberto, de fazer este concurso público. Então, acho que essa forma de eliminar a questão da idade, eu sou contra. Eu vou pedir ao prefeito que mantenha a idade de 40 anos para dar oportunidade para outras pessoas. Até porque, o concurso tem fases eliminatórias. Então, tem a prova, depois você tem um Teste de Aptidão Física (TAF). Eu sou a favor que se mantenha a idade de 40 anos”.



Aninha Carvalho vai falar sobre o projeto
Vereadora Aninha Carvalho, relatora do projeto na Câmara Municipal de Trindade, estará ao vivo no Programa Léo Machado, nesta terça-feira (29), a partir das 22h, para tratar do projeto em questão. Vale a pena conferir.


Comentários