As eleições para os Conselhos Tutelares foram realizadas mas o resultado permanece em aberto


Conselho Municipal da Criança e do Adolescente está investigando denúncias contra candidatos a conselheiros tutelares em Trindade



No dia 6 de outubro, um Domingo, aconteceram as eleições para a composição dos Conselhos Tutelares em Trindade (GO), nas regiões Central e Leste. Contados os votos direitinho, depois de um certo tumulto no início dos trabalhos, chegou-se aos dez nomes mais votados nas duas, digamos assim, unidades. Na região central Kátia Casoni (292 votos), Luizinho (252 votos), Keila Vinhal (239 votos), Kelson (235 votos) e Val Sintra (234 votos) receberam as melhores votações, conforme a ordem em que aparecem nesta lista. Por sua vez, na região leste, Franciele Kojima (594 votos), Juliana Mendes (415 votos), Sidnei Alves (340 votos), Gregory Ribeiro (250 votos) e Frabrício Rodrigues (245 votos), conquistaram votação mais expressiva junto ao eleitorado, também na ordem apresentada nesta relação.

Há quem diga que eleição para Conselheiro de Conselho Tutelar funcionou como uma espécie de prévia para as eleições para vereador que acontecerão em outubro do ano que vem. E os pleitos têm lá suas semelhanças mesmo. Destacamos o fato das confusões típicas de campanha que terminam por colocar em xeque o resultado da disputa contaminado por ações irregulares na forma de se pedir e conquistar votos. O pessoal é custoso demais da conta nesse negócio de disputar a preferência dos eleitores e de lhes ganhar os votos ali na urna indevassável. Pois é, pois é, pois é.

Isso tudo para dizer que o resultado final ainda não está devidamente homologado porque o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMCA), responsável pela condução do processo eleitoral, supervisionado pelo Ministério Público Estadual (MPE), encontra-se às voltas com análises de “muitas denúncias” contra candidatos bem votados, principalmente na região leste. Falando nesta quarta-feira (6) com a presidente do CMCA, Dejanira Fiorini, ficamos sabendo que a equipe está analisando todas as denúncias de irregularidades cometidas por candidatos durante a campanha, mas ela não quis adiantar maiores detalhes sobre a apuração.

No cronograma de trabalho estabelecido, consta que os conselheiros eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020, terão um período de capacitação para o melhor desempenho das atividades inerentes à função. Isso quer dizer que, no mínimo, até aquela data todas as dúvidas a respeito da lisura total da disputa estejam absolutamente esclarecidas. Dejanira Fiorini afirmou justamente isso que “pode ficar tranquilo que os conselheiros tomarão posse em janeiro”. Daqui ficamos aguardando pela divulgação oficial do resultado das eleições. É isso aí.


Comentários