Alunos de Judô participam confraternização e cerimônia graduação


No encerramento das atividades do curso de Judô, no CECONJ Dona Sinhá, os alunos mudaram de faixa

Turma de Judô CECONJ Dona Sinhá com o Sensei Sebastião. (Foto: Reprodução)

O esporte encontra seu espaço nas atividades oferecidas pelo Centro de Educação e Convivência Juvenil Dona Sinhá (CECONJ Dona Sinhá), funciona no Laguna Park. O destaque fica por conta do Judô, que no sábado (14), teve o momento de confraternização e graduação dos atletas da modalidade, sob os cuidados do professor Sensei Sebastião, faixa preta 5º Dan. Fernando Ferreira, coordenador do curso, relata o crescimento de lutadores nas regras da modalidade. “Dois atletas que cresceram no CECONJ, chegaram à faixa preta, 1º Dan, expandindo, assim, a galeria de judocas qualificados assim, ambos competidores e alcançaram diversas conquistas em suas carreiras, trazendo premiações importantes para Trindade”.

É interessante mencionar que o Judô e a maioria das artes marciais de hoje em dia, utilizam um sistema de faixas coloridas para determinar a graduação dos alunos. E este sistema, atualmente muito aceito ao redor do mundo, teve como o seu criador Jigoro Kano, o fundador do Judô, que na sequência foi sendo alvo de aperfeiçoamentos. De uma forma simples e direta, a graduação pode ser entendida como “uma forma de certificar o aprendizado e valorizar o esforço do aluno para buscar o aperfeiçoamento dentro e fora do tatame”, revela Fernando Ferreira.

A turma de Judô conta com 25 atletas participantes com regularidade, mas o projeto acolhe, aproximadamente, 100 atletas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Na cerimônia de graduação vale a pena salientar às faixas pretas conquistadas pelos alunos Cássio Fernando e Denílson Cardoso, que, desde 2011, estão integrados ao projeto CECONJ e que vêm se destacando no esporte a nível nacional. Preste bem atenção ao portfólio individual desses dois atletas. Cássio Fernando foi Campeão Brasileiro de Judô, 2014 e 2015; Campeão Open Goiás Wrestling 2015; Campeão Open Minas de Jui-Jitsu 2017; Vice-Campeão do Brasileirão de Judô 2018; Campeão Estadual de Jiu-Jitsu 2018 e 2019; Campeão Goiano de Wrestling 2012 (duas vezes), 2013 (duas vezes), 2014 e 2015. E olha só o desempenho do Denilson Cardoso foi Vice-Campeão Brasileiro de Wrestling; Campeão Brasileiro Júnior da Liga de Judô; Membro da Seleção Brasileira de Wrestling e Campeão Goiano dos Jogos Universitário 2019.


Comentários