Câmara Municipal afasta vereador Agneuson Alves


Eu não ia voltar não, agora eu vou voltar”, afirmou o vereador Agneuson Alves

Câmara afasta ver. Agneuson Alves que garante: "Eu vou voltar". (Foto: Reprodução)


Na sessão da Câmara Municipal de Trindade, realizada nesta segunda-feira (30), pela manhã, foi recebida denúncia assinada pelo advogado Carlos Alberto Braga da Silva Vaz contra o vereador Agneuson Alves (PV), que teria firmado convênio com a Prefeitura de Trindade, no valor de R$ 674.170,43, em 01/04/2019, em favor do Trindade Atlético Clube (Tacão), cujo presidente é o próprio vereador, que, diga-se, pediu licença do mandato em julho deste ano.

A denúncia foi levada ao plenário que rapidamente votou pelo afastamento de Agneuson Alves e a instauração de Comissão Processante. Jeann Carlos (PRTB), presidente do Legislativo, na sequência, realizou sorteio entre os vereadores para definir a composição da comissão que ficou assim constituída: Pastor Zeca (Podemos), presidente; Aninha Carvalho (SD), relatora; e João Piqui (PTB), membro. Tramitação veloz como a dessa denúncia é algo difícil de se notar nos legislativos deste Brasil, diga-se de passagem.

Conversamos com o vereador licenciado Agneuson Alves, logo após o término da sessão no Legislativo trindadense, a respeito da aprovação do seu afastamento e da criação de comissão para investigar os fatos narrados na denúncia. “Na verdade, eu me afastei em julho e o convênio foi assinado em 5 de agosto”, explicou Agneuson Alves que foi presidente da Câmara Municipal entre 2015-16.

Perguntamos, em seguida, se o vereador pretende ingressar na Justiça com pedido de mandado de segurança para lhe garantir o exercício do mandato e a resposta foi positiva, com crítica à decisão tomada pelo Legislativo. “A Câmara não tem esse poder sem a Justiça determinar. Isso aí eles estão burlando a situação de cassação. Não afasta vereador. A Câmara não tem esse poder dessa forma não, sem embasamento judicial. Mas agora, eu não ia voltar não, agora eu vou voltar”, informou Agneuson Alves.

Antes do encerramento da sessão, Jean Carlos entregou os documentos da denúncia ao vereador Pastor Zeca, presidente da Comissão Processante, que deverá iniciar os trabalhos propriamente ditos a partir do dia 6 de janeiro próximo.



Comentários