Lohan lança ‘Pretou, Brilhou’, o primeiro single do álbum ‘Igarapé Elétrico’


Música aborda a história e importância do movimento negro no Brasil



Cantor e compositor, amapaense radicado em Goiânia, Lohan Souza (foto/divlgação), lançou recentemente "Pretou, Brilhou", o primeiro single do álbum ‘Igarapé Elétrico’. Na canção o artista relaciona suas experiências com o racismo às novas discussões sobre o tema na sociedade brasileira. “Movimentos sociais, ativistas, artistas e YouTubers, ganham cada vez mais voz quando o assunto é discutir o racismo e o embranquecimento da nossa população. Essas pessoas resgatam a nossa história e me inspiraram muito para fazer a 'Pretou, Brilhou’”, conta Lohan.

Nomes como Erica Malunguinho, Thaís Araújo, Lázaro Ramos, Gaby Amarantos, Gabi Oliveira, Nataly Neri, Murilo Araújo, Karol Conká, Xênia França, Xan Ravelli são algumas das referências que fizeram o cantor repensar toda a sua história e ancestralidade. “O brilho e o que cada uma dessas pessoas representam para a nossa cultura, me fizeram repensar sobre o meu papel enquanto brasileiro, e me posicionar diante das discussões sobre o racismo. É essencial considerar que as minhas experiências com o racismo foram muito mais ‘sutis’, comparadas a qualquer negro de pele retinta. Tenho a pele clara e essa característica física já me assegura diversos privilégios”, revela ele.

Lohan relembra que desde muito pequeno alguns familiares o chamavam carinhosamente de preto, pois uma parte da sua família é toda de pele branca, então desde pequeno, a avó e suas tias, diziam: “O Lohan é o nosso preto!”

Entretanto, o cantor relata algumas experiências negativas vividas especialmente durante a infância. “Na escola, quando estava iniciando o 4º ano primário, minha mãe conseguiu uma bolsa e me colocou numa escola particular, nas primeiras semanas fui hostilizado pelos colegas, não aguentei ficar um mês na escola por conta das agressões verbais e do bullying diário. Eu era agredido por ter pele escura e por não pertencer à classe social deles”, relata.

Ao longo dos anos, sofri racismo também no trabalho, quando comecei a ministrar aulas Brasil afora, era comum um aluno chegar na sala e perguntar quem era o professor. Quando eu dizia que era eu, algumas pessoas desconversavam dizendo que não acreditavam porque que era muito jovem, mas, quando a gente sofre racismo e começa a apurar o olhar, percebe quando ele se manifesta no mais sutil dos gestos”, opina Lohan.

‘Pretou, Brilhou’ traz em sua composição a importância de se “quebrar a regra”, “retomar o espaço na terra” e principalmente “construir igualdade”.

Lohan e a Música
Como a maioria das pessoas Lohan sempre teve contato com a música como ouvinte e quando criança sempre demonstrou a vontade de aprender a tocar violino. Em suas memórias, relembra que vez ou outra, por conta dos gritos que dava quando brincava, o seu avô paterno falava: “Esse ‘moleque’ tem que cantar, tem a voz forte, tem que botar ele pra cantar”.

Em casa, minha mãe sempre gostou de música e acabou influenciando bastante minhas preferências pelos clássicos da MPB. Hoje, gosto de ouvir e ver a riqueza da nossa nova cena musical. Letrux, MC Tha, Jaloo, Tiê, Céu, Patrícia Bastos, Tulipa Ruiz, BaianaSystem, Karol Conká, entre muitos artistas da nova geração, tocam na minha playlist”, explica Lohan.

O investimento profissional na música foi iniciado no ano de 2018, onde Lohan começou a fazer aula de canto e logo em seguida a compor: “Geralmente letra e melodia vêm juntas. Ao pensar num tema, anoto, e gravo áudio no celular pra não esquecer a melodia. A princípio eu não achei que as composições realmente pudessem virar canções e guardava aquilo tudo para mim. Nem para o meu professor de canto eu mostrava. Até que um dia, tomei coragem e mostrei pra alguns amigos que atuam na cena cultural, o feedback foi tão positivo que algumas pessoas se emocionaram quando eu começava a cantar. Foi aí que tomei coragem para gravar o CD. Fui atrás de produtores até que encontrei o Dênio e o Daniel de Paula, os dois estão me ajudando a materializar meu primeiro álbum, o ‘Igarapé Elétrico’”.

Acompanhe Lohan
Link do single: http://bit.ly/37OArdi

Lohan Souza nas redes sociais
Instagram: @cantalohan

Sabrina Moura, jornalista


Comentários