Praça Constantino Xavier tem sido ponto de atração de famílias para lazer a diversão


A atual sede da Prefeitura de Trindade ficou pequena para as necessidades e o local poderia ter outra finalidade, um centro de turismo e lazer

Praça Constantino Xavier decorada e iluminada: palco de eventos para família.



Uma iniciativa bacana nos últimos anos tem sido a utilização da Praça Constantino Xavier, onde fica a Prefeitura de Trindade, como sede de eventos no final do ano. O local é centralizado, a praça ficou muito bacana desde a última reforma e decorada com motivos natalinos então fica tudo perfeito. Nos dois últimos finais de semana, famílias inteiras estiveram por lá, as crianças puderam brincar à vontade nos brinquedos instalados, algo facilitado pela iniciativa da Superintendência Municipal de Comunicação e Eventos (Semuce) que adquiriu milhares de ingressos e os distribuiu à criançada.

Na verdade, penso que a sede da Prefeitura de Trindade ali perdeu o sentido. O espaço é inadequado para o funcionamento do centro administrativo do município. Aquele prédio, a meu ver, bem que poderia ser reformado e adequado para se tornar um centro de cultural e polo de gastronomia local, digamos assim. Algo nos moldes desses conhecidos centros de tradições que se tem por diversas cidades neste Brasil de meu Deus.

Imagino que no atual prédio da Prefeitura de Trindade poderia ser criado um espaço como um pequeno teatro para receber apresentações musicais, encenações diversas e até a exibição de filmes. Naquela área toda é bem possível criar pontos para a instalação de bares e restaurantes, valorizando a culinária goiana e com funcionamento, por exemplo, de quarta-feira a domingo, isto seria oferecer mais uma opção para os turistas que visitam a cidade toda semana.

E vale lembrar que no entorno da praça existem vários imóveis cuja utilização já se tornou comercial. Além disso, o local tem muito potencial para se tornar um dos pontos fortes de atração de turistas e, claro, dos nativos também. Aliás, isso já ocorre. Basta fazer um evento qualquer e a frequência do público é certa. Tudo depende da disposição de se empreender, o que não é fácil, porém se o poder público municipal der uma mãozinha, puxando a fila, é bem possível que o desenvolvimento aconteça no centro que, observando a realidade de outras cidades, normalmente acaba sendo negligenciada pelas gestões.

Ah, mas falta dinheiro para tanto, facilmente alguém poderá responder como que criticando essa modesta sugestão. Bem, dinheiro público é algo que não está sempre disponível por aí não. Todavia, é questão de se priorizar e planejar uma ação capaz de incentivar melhorias na cidade. E o que fazer com a Prefeitura de Trindade? Bem, eis o tema que os pretendentes a candidatos a prefeito precisam se ocupar, pois os gastos com aluguéis de imóveis para o funcionamento de órgãos municipais talvez estejam aí a indicar ser preciso investir logo na construção de um Centro Administrativo, e isto é assunto para uma outra nota neste blog.


Comentários