Base governista em Trindade inicia o ano-novo conflagrada


Na Câmara, surgiu grupo falando em independência, há o caso Agneuson Alves e eleições municipais à frente

Comissão Processante: Vereadores João Piqui, Pastor Zeca e Aninha Carvalho.

A semana passada ainda era 2019 e, na segunda-feira (30), foi o dia da última sessão (extraordinária) da Câmara Municipal de Trindade que tratou de, entre outros temas, da aprovação da Lei do Orçamento do Município para 2020 e do reajuste dos subsídios dos vereadores, prefeito e vice-prefeito que serão empossados em janeiro de 2021.

Na sessão ficou clara também a articulação de um grupo de vereadores com discurso afinado em torno da independência em relação ao prefeito Jânio Darrot (PSDB). A aprovação do Orçamento com receitas totais, para 2020, previstas em R$ 284 milhões na derradeira hora, foi um recado inequívoco de parte da edilidade trindadense insatisfeita inclusive com doações de terrenos públicos sem aval dos parlamentares. Ou seja, a base governista em Trindade inicia o ano-novo conflagrada. É isso, né?

Ah, sim. A cereja do bolo do encerramento do ano legislativo foi a aceitação de denúncia feita por um advogado contra o vereador Agneuson Alves (PV), licenciado e exercendo as funções de presidente do Trindade Atlético Clube (Tacão). A maioria dos vereadores ali presentes aprovaram a formação de Comissão Processante e o afastamento de Agneuson Alves do mandato. Foi tudo tão rápido, vapt-vupt mesmo, que a coisa toda deverá ser questionada na Justiça, como acontece em situações parecidas.

No centro da confusão está em convênio de subvenção econômica assinado entre a Prefeitura de Trindade e o Tacão. Agneuson Alves, vereador e presidente do Tacão, que, no exercício do mandato, não poderia firmar convênio com entes públicos, divulgou em suas redes sociais que se licenciou do cargo de vereador em julho e a assinatura do convênio ocorreu em 5 de agosto do ano passado.

Não tardou e o negócio ganhou novos contornos. Surgiu um outro convênio, com data de 01 de abril de 2019, mas que não “foi empenhado”, segundo informou Agneuson Alves. Clique aqui, aqui e aqui, caso queira ver o contrato que não teria sido empenhado. Agora dê um clique aqui, aqui e aqui, se quiser acessar o contrato que foi empenhado.

A Comissão Processante que investigará a denúncia ficou composta pelos vereadores, Pastor Zeca (Podemos), presidente; Ana Carvalho (SD), relatora, e João Piqui (PTB), membro, e os trabalhos devem começar já nesta segunda-feira (6), como adiantou Pastor Zeca, lá no dia da constituição da comissão. Essas coisas de investigação de políticos é fácil se saber como começam, mas o modo como termina tem sempre algo de surpreendente. Não raras vezes puxa uma ponta e acaba desenrolando um novelo inteiro.

Muito bem, quando o ano legislativo de 2020 se iniciar de verdade, principalmente as sessões no plenário, lá pelo dia 15 de fevereiro, vejamos se o prefeito manterá no secretariado os vereadores Mardem Júnior (PP), titular da Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária, Leofonso “Felinho” Teixeira (PP), secretário extraordinário, o que poderá retornar à suplência Maria de Lourdes (PP) e Francis Albuquerque (Avante). Tudo leva que Agneuson Alves retornará ao Legislativo, enquanto que Bruno Manoel (PROS) voltará à suplência. Ou seja, poderemos ter uma outra composição trabalhando no Legislativo o que pode influenciar o andamento das atividades naquele poder.

Naturalmente 2020 tem tudo para ser um ano de fortes emoções na política local, claro, lembrando que estarão em disputa 19 vagas de vereadores, além dos cargos de vice e do prefeito da “Capital da Fé”. Com esse ingrediente de disputa interna no Legislativo que certamente respingará no prefeito, a “chapa deve esquentar”, como se diz. Mas os políticos são tão criativos que o bom senso nos recomenda ficarmos quietos, evitarmos qualquer previsão. Tudo igual àquela música… “Tô só observando, daqui eu vejo uma luminosidade, um tiro. Tô só observando, um véu que separa o joio do trigo”. (“Tô só observando", DJ Jamaika). Melhor aguardar os próximos capítulos.


Comentários