Bate-papo com Muriel Fernandes, técnico do Trindade Sub-20


"Uma equipe com jogadores novos num grupo com adversários muitos fortes fez o Trindade deixar a Copinha ainda na fase de grupos"

Muriel Fernandes, técnico do Trindade Sub-20. (Foto: André Costa/OPopular)


A Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) já chegou à fase semifinal e as quatro equipes são o Internacional (RS) e Corinthians (SP), que se enfrentarão, na terça-feira (21), às 19:15h, na Arena Barueri. Por sua vez, o Grêmio (RS) vai pegar a garotada do Oeste (SP), na quarta-feira (22), a partir das 17:30h, também na Arena Barueri. Claro, os vencedores disputarão o primeiro lugar, o título de campeão, e quem perder fará a disputa pelo terceiro lugar.

O Trindade Atlético Clube (Tacão), sob o comando técnico de Muriel Fernandes, integrou o Grupo 27, ao lado de Cruzeiro, Oeste e Sergipe. A equipe trindadense fez uma campanha muito ruim, diga-se, perdendo os três confrontos e deixou a competição logo no início. O Cruzeiro venceu o Trindade por 1 a 0. Na segunda partida o Oeste aplicou uma goleada de 4 a 0 no Tacão. No terceiro jogo, o Sergipe venceu o Trindade por 3 a 2.

Conversamos com Muriel Fernandes a respeito da campanha do Trindade nesta edição da Copinha. O jovem treinador falou sobre as partidas e os resultados. “Acho que foi um conjunto de fatores. Primeiro que o nosso grupo já é mais jovem do que os outros e agente caiu num grupo muito difícil”, pontuou Muriel Fernandes. O técnico do Trindade abordou a importância de ter comandado a equipe na competição considerada a mais importante do futebol de base no Brasil. “Acredito que todas as experiências, as vivências, que nós tivemos lá nos ajudam a evoluir, a crescer, faz com que a gente se torne melhor”, valorizou o treinador.

Perguntamos a Muriel Fernandes sobre a sua permanência na posição de comandante da comissão técnica das equipes de base do Trindade, se existe já algum acerto com a diretoria do clube. “Vamos conversar. Mas não agendamos ainda”, revelou Muriel Fernandes. Leia a seguir a íntegra do bate-papo com o treinador.

Blog - Mas o que deu errado na participação do Trindade que a equipe nao conseguiu nem uma vitória?
Muriel Fernandes – Acho que não tem nada específico assim pra culpar a campanha que a gente fez. Acho que foi um conjunto de fatores. Primeiro que o nosso grupo já é mais jovem do que os outros e agente caiu num grupo muito difícil. O Oeste tirou o Cruzeiro, time da própria chave [Grupo 27]. A gente estreou muito bem contra o Cruzeiro, nos deu esperança muito grande, mas levamos o gol muito cedo contro o Cruzeiro e não conseguimos o empate, apesar de que eu achei que o time mereceu. O segundo jogo [contra o Oeste] foi a mesma história, o nosso time jogou muito bem o primeiro tempo, a gente levou gol no finalzinho do primeiro tempo, acho que a gente não merecia ter levado o gol e aí, no segundo tempo, como a gente teve que correr atrás do resultado, acaba sendo muito difícil e o Oeste é uma equipe muito forte, a gente buscando o resultado fomos abrindo espaço, foram surgindo espaços para eles contra-atacarem, que é o que eles têm de mais forte. No terceiro jogo o time já estava, por mais que a gente tenha tentado conversar e orientar, mas o time estava meio para baixo pelos resultados e também levamos o gol com dois, três minutos, uma bobeira nossa também e tivemos que correr atrás o jogo inteiro novamente e aí a gente não conseguiu reverter, mas eu acho que é um grupo jovem que não tem assim grande experiência e foram acontecendo muitos erros durante a competição, principalmente no segundo jogo, no segundo tempo e no terceiro jogo a gente errou muito. Uma competição forte dessa maneira, não aceita tantos erros. Se a gente tiver um tempo a mais para trabalhar a tendência é dar um melhor resultado porque a gente tem mais tempo para se organizar, mas a competição é muito forte.

Blog - Na sua carreira de treinador, essa participação deixa pra você alguma espécie de lição em especial?
Muriel Fernandes – Acredito que todas as experiências, as vivências, que nós tivemos lá nos ajudam a evoluir, a crescer, faz com que a gente se torne melhor. Não tem algo específico assim que, “puxa, isso aqui eu faria diferente, isso aqui eu não vou fazer mais ou eu vou fazer de novo isso aqui”, pois é muito circunstancial, é muito do momento. Acho que todos que foram lá para tentar fazer o seu melhor, entregar o melhor, mas nem sempre o que você planeja e pensa acontece na prática. Se nós tivéssemos feito alguma coisa diferente poderia dar mais resultado, como poderia dar um resultado ainda pior, a gente não sabe. Como numa próxima vez, a gente pode fazer a mesma linha de trabalho e dar supercerto. Como é que eu vou mudar uma linha de raciocínio, uma prática que a gente fez um grande jogo, que é o Cruzeiro, na primeira partida, e não seguir a mesma linha? A gente tem que lembrar que, do outro lado tem adversários, tem que lembrar que futebol é assim mesmo, nem sempre é tudo exatamente como você quer, porque tem também caras do lado de lá que querem a vitória e os atletas e uma outra comissão também, mas, com certeza foi uma experiência válida em todos os sentidos.

Blog - A atual equipe é uma boa base para o Sub-20 neste ano, pensando nas competições que acontecerão?
Muriel Fernandes - Temos que fazer mudanças no elenco. Trazer atletas mais experientes e que encaixem no que precisamos.

Blog - Você tem agendada alguma reunião com o presidente Agneuson Alves para tratar de sua permanência à frente da Comissão Técnica?
Muriel Fernandes - Vamos conversar. Mas não agendamos ainda.


Comentários