Trindade continua sem ocorrência do coronavírus


Secretaria Estadual de Saúde e Prefeitura de Trindade divulgam notas garantindo que ainda não há casos de coronavírus no município




Nas redes sociais de trindadenses circulou mensagem sobre o surgimento de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus na “Capital da Fé”. Só que não, ao menos por enquanto. Com isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) distribuiu nota de esclarecimento, na quinta-feira (12), afirmando que o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (HUTRIN) “não atendeu nenhuma suspeita do novo coronavírus. As orientações presentes no texto são falsas”, pontuou a nota. Na manhã deste sábado, foi a vez do Gabinete de Imprensa da Prefeitura se manifestar e, também por meio de nota, informando que “monitora todos os casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e seus comunicantes no município. As unidades básicas, de urgência e emergência, contam com profissionais qualificados para atender os casos. Todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde estão sendo seguidos”. E a nota da Prefeitura garante a inexistência da ocorrência do vírus no município. “Até o momento não há casos confirmados da doença em Trindade”, finaliza.

Veja abaixo as duas notas (Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e da Prefeitura de Trindade) sobre corona vírus na “Capital da Fé”.


Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que a mensagem em circulação via WhatsApp em que cita o Hospital Urgência de Trindade – Hutrin trata-se de uma desinformação, visto que o hospital da rede de saúde do Governo de Goiás ainda não atendeu nenhuma suspeita do novo coronavírus. As orientações presentes no texto são falsas. A SES-GO informa que o Hutrin segue os fluxos de atendimentos definidos pelos órgãos de saúde pública e que, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da unidade, reportará oficialmente os possíveis casos de suspeita do novo coronavírus às autoridades competentes. Por fim, pedimos à população que tenha cuidado para não divulgar e compartilhar informações falsas. A orientação é que busquem informação e mensagens em sites confiáveis, como os dos órgãos oficiais da Saúde.

Nota oficial
A prefeitura de Trindade monitora todos os casos suspeitos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e seus comunicantes no município. As unidades básicas, de urgência e de emergência, contam com profissionais qualificados para atender os casos. Todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde estão sendo seguidos.
O vírus é transmitido por contato com a pessoa doente, por meio de secreções (espirro, tosse ou contato com objetos contaminados e aperto de mão).
Ainda não existem vacinas ou medicamentos específicos para combater a doença. A melhor forma de evitá-la é adotar medidas preventivas.
Até o momento não há casos confirmados da doença em Trindade.


Comentários