Prefeito de Trindade flexibiliza mais ainda a economia local

Decreto publicado nesta sexta-feira ampliou a reabertura das empresas, inclusive parques públicos



Num momento em que o isolamento social perdeu forças junto à população em Goiás como um todo, levando inclusive o governador Ronaldo Caiado (DEM) a recuar da disposição de se publicar um decreto mais "rígido" no estado, que manteria empresas fechadas, como forma de se combater a proliferação do novo coronavírus, o prefeito Jânio Darrot (PSDB) publicou nesta sexta-feira Decreto nº 144, permitindo a abertura de restaurantes, sanduicherias, pizzarias, pamonharias, lanchonetes, açaíterias, sorveterias, pit dogs, distribuidoras, bares, pesque-pague e similares. Também receberam a autorização de retorna às atividades hotéis e pousadas em Trindade. A medida era ansiosamente aguardada pelos empresários locais dos segmentos contemplados cujos negócios estavam de portas fechadas a mais de 40 dias.

Exigências

A chamada flexibilização está condicionada à observância de uma série de exigências, a fim de se garantir segurança para os trabalhadores e clientes, conforme regras emanadas das autoridades sanitárias. Tudo isso com a preocupação de se evitar a maior proliferação do novo coronavírus, que provoca a Covid-19. Quem descumprir o protocolo de procedimentos estará correndo o risco de sofrer punições e dentre elas inclusive a interdição das atividades, valendo para o comércio, indústria e prestação de serviços.

Comércio

Os estabelecimentos precisam reduzir para 50% sua capacidade operacional, garantindo a distância mínima de 2 metros entre as mesas, que não podem ser agregadas. O horário de funcionamento é até 23h. Clientes devem, obrigatoriamente, usar máscaras de proteção, borrifar álcool 70% constantemente nas mãos, além da disponibilização de luvas plásticas descartáveis nos locais que fornecem serviço de self-service. Por sua vez, os funcionários deverá também trabalhar usando luvas, máscaras, gorro e avental. É preciso evitar aglomeração na entrada e saída dos clientes e foi proibida a utilização de brinquedotecas.

Hospedagem

Para o funcionamento de hotéis, pousadas e congêneres, fica obrigatória a verificação de temperatura dos hóspedes. Caso esteja superior a 37,50 não será autorizada a entrada no estabelecimento. Essa exigência é flexível no caso de restaurantes, bares e similares. O limite máximo de hospedagem será de três diárias no município e 65% da capacidade do local.

Parques

Vale informar também que o decreto do prefeito de Trindade autorizou a abertura dos parques públicos municipais para a prática de atividades físicas individuais, sendo proibida a aglomeração de pessoas. A questão a saber agora é se a Prefeitura terá pessoal suficiente para fiscalizar o cumprimento do tal protocolo de segurança ou tudo ficará mesmo na base da confiança de que as pessoas são responsáveis e vão cumprir cada um a sua parte.



Comentários