O que te motiva a agir?

Precisamos encontrar um porquê de fazer as coisas”


Inã Zoé falando sobre motivação.(Foto: Divulgação)



Quantas mudanças em tempo de quarentena, não é verdade? Só que não foi só a nossa rotina que mudou. Muitos de nós têm aproveitado esse momento para olhar para dentro e repensar seus modos de vida.

Com tanto tempo em casa no entanto, um dos componentes que temperam as nossas vidas às vezes fica difícil de ser acessado: Você sabe do que estou falando? Eu já te digo: A motivação.

Se você nunca se pegou desmotivado, parabéns! A verdade é que vez ou outra somos atingidos por um desânimo, uma falta de coragem, uma preguiça que a gente não sabe de onde veio e para onde vai. E quando isso acontece precisamos ficar atentos. Pode ser a falta de motivação. E se pensarmos na construção dessa palavra nada mais é que ter um motivo para agir.

Parece bobagem, mas como seres humanos precisamos encontrar um porquê de fazer as coisas, caso contrário, logo nos vemos enredados por sentimentos que nos afastam de nossas atividades.

Eu e você conhecemos pessoas que trabalham por anos em um trabalho que não gostam, empreendem em segmentos que não são nem de perto os seus prediletos, e chega uma hora que simplesmente jogam a toalha.

Para que isso não aconteça, é muito importante que se tenha motivos para se fazer o que se faz, motivos para acordar todos os dias e dar o seu melhor. E esses motivos são muito pessoais, pode ter certeza disso! O que me motiva, dificilmente motivará você.

Então como resolver esta questão? O fato é que não existe uma fórmula mágica, mas pequenas atitudes podem ajudar. Primeiro, liste as coisas que você tem que fazer ou deveria fazer e pense em pelo menos 5 motivos para realizá-las.

Mas precisam ser motivos que te convençam a agir. Se for algo como: Porque minha família espera que eu faça, ou porque eu me formei para isso, não vai funcionar. Outra boa saída é pensar em atividades que te deixam animado e reflita em quais sentimentos elas te proporcionam.

Ao pensar nas atividades que você realiza no dia a dia; como levar esses sentimentos positivos para algo que hoje não parece tão legal? Se nada funcionar, talvez você precise encontrar outras atividades que te desafiem a agir. Se você ama o que faz, no entanto, uma pequena mudança de atitude já deve ajudar. Sucesso aí e até mais!


Inã Zoé é estrategista de marcas pessoas e empresariais e colaborador
do Blog do Sérgio Vieira.


Comentários