Conheça os três fatores que detonam com sua agilidade em tempos de crise

Quando tem o desafio de gerenciar uma emergência não há tempo para a perfeição

Inã Zoé, estrategista de marcas. (Foto: Divulgação)


Em uma crise como a que estamos vivendo, quando a realidade muda a cada dia, quando não sabemos ao certo o que vem pela frente ou quando desconhecemos o melhor curso de ação, não há tempo para a perfeição.

Sobre momentos assim, o Dr. Michael Ryan, Diretor Executivo do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde diz o seguinte: “Se precisar ter certeza de algo antes de agir, você perde. A velocidade precisa ser mais importante que a perfeição. Perfeição é tudo o que não queremos quando o assunto é gerenciar uma emergência.”

Em meio à grande incerteza, líderes de todos os segmentos estão ajustando suas estratégias e até criando coisas pelo caminho. Esse tipo de liderança exige, no entanto, agilidade mental. A questão é que a nossa mente não foi criada para ser naturalmente ágil. Então o que nos resta fazer?

Existem três fatores neste cenário que devem ser levados em consideração. O primeiro deles é a distração. Somos bombardeados por informações todos os dias e existem mil coisas para detonar com nossa atenção. A grande sacada é saber a hora de dedicar foco a alguma coisa; alternando com momentos para se compreender o contexto geral.

Outro ponto é o nosso ego. Ele tende a se apegar aos nossos sucessos passados e à forma como as coisas aconteciam e isso abafa a nossa capacidade de ser ágil. O antídoto ao ego é o desprendimento. É ser honesto quando não souber as respostas, pedir conselhos, perspectivas, apoio abertamente e reconhecer que é preciso mais do que atenção para analisar um futuro desconhecido.

E para fechar, precisamos ficar de olho na empatia. É claro que a empatia é algo muito especial, essa capacidade que temos de reconhecer e se identificar com as emoções das outras pessoas. Porém, em tempos de crise a compaixão pode ser uma escolha ainda melhor no processo de decisões ágeis.

Para trazer mais compaixão à sua vida e seus negócios e permitir mais agilidade, crie o hábito de se fazer uma pergunta simples sempre que estiver com outra pessoa: como posso ser útil a essa pessoa? Essa simples pergunta repetida muitas vezes ao longo do dia irá gradualmente mudar a sua forma de pensar e agir.

Em tempos de crise, superar esses três desafios com foco e conscientização, desprendimento e compaixão irá te ajudar a ser consciente, sem deixar de ser ágil. Se gostou, compartilhe com os amigos. Sucesso aí e até mais!


Inã Zoé é estrategista de marcas pessoais, empresariais e colaborador deste blog.


Comentários