Na corrida para vice-prefeito, nomes surgem como surpresa em Trindade

Para cada pré-candidato a prefeito há um possível pré-candidato a vice...

por Antônio Erasmo, jornalista


Ilustração: sitebarra.com.br




A apenas 10 dias do início das convenções partidárias, os futuros candidatos em Trindade estão correndo contra o tempo para levantar documentos e garantir seus registros. Apesar da indefinição dos reais prefeitáveis, as discussões sobre os possíveis vices estão a todo vapor. O assunto foi pauta no programa TEP Livre Debate, realizado via internet através do Facebook, exibido ao vivo no último dia 20 de agosto.

O primeiro a se pronunciar publicamente em Trindade foi o vereador Pastor Alcione Acácio (Republicanos), intitulando-se pré-candidato a vice-prefeito, pretendendo compor a chapa que será montada com articulação do atual prefeito Jânio Darrot (PSDB). O líder estadual dos tucanos filiou o empresário Douglas Reis no partido, visando também uma possível composição.

Ainda na base de Darrot, o vereador Dyego Marques (PSD) insiste em dizer que não será vice de ninguém, mas a opção não foi totalmente descartada. Segundo analistas políticos, o mesmo ocorre com seu colega de legenda, o pré-candidato a prefeito Alexandre César, que pode adiar o sonho e vir a somar em uma chapa governista.

Potencial
Nomes como da vereadora Aninha Carvalho (Solidariedade) e do vereador Jeann Carlos (PRTB), ambos pré-candidatos a prefeito; do professor Alaôr Dorneles (PT), e do pastor Benjamin Martins, estão constantemente nas rodas de conversa pela cidade, como bons postulantes a candidatos a vice-prefeito. Outra personalidade trindadense que apresenta força e capital político é o atual presidente municipal do PP, o procurador federal Claud Wagner, que também é cotado.

Outros agentes políticos ventilados ao cargo na cidade são a ex-deputada Dária Alves e o empresário Raphael Gratão, ambos do Podemos. O médico Thiago Fernandes, filho do deputado estadual Dr Antônio, tem sido citado em articulações internas, mas é uma possibilidade remota. Vale até uma pesquisa no Google sobre o assunto.

Dúvida
A surpresa arrebatadora, apontada por analistas locais, é uma possível reconciliação entre a família Cabriny e Jânio Darrot, o que poderia resultar na indicação de Daniel Cabriny a vice na chapa governista, caso o vice-prefeito Gleysson Cabriny não consiga passar na convenção tucana. É um cenário duvidável, mas em política, tudo é possível.


*O Programa TEP Livre Debate citado na matéria é coordenado por Pedro Neto, José Jr., Álvaro Barbosa, Wanderley Jr., Emivaldo Vieira, Leo Machado e Lucas Peres.


Atualizando
O PT de Trindade, em prévia realizada no domingo (9), decidiu pelo voto da maioria dos filiados, por coligar-se com o PDT de Trindade. Um dos nomes petistas mais cotados para ser vice numa chapa encabeçada pelo PDT é o de Arquivaldo Bites. [Sábado (22), às 12:25h]

Comentários