Números da pandemia e do eleitorado de Trindade

Destacamos os números recentes e crescentes da pandemia do novo coronavírus no Brasil, em Goiás e Trindade onde começa hoje a testagem em massa da Covid-19. Vale a pena saber um pouco da estatística eleitoral para as eleições 2020 e algumas proibições para o período de campanha


Imagem ilustrativa (Foto: Arquivo Google)



Eleições 2020
A partir do próximo dia 15, os agentes públicos do país inteiro estarão proibidos de adotar uma série de condutas, de acordo com a legislação eleitoral, que poderiam afetar a igualdade de condições entre os candidatos na disputa pelos cargos de prefeito, vice e vereador, nas eleições municipais. No período de três meses não é possível nomear, contratar ou admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional de servidor público municipal. Também fica proibido remover, transferir ou exonerar esses servidores do município, até a posse dos eleitos. Ficam suspensos programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos ou de entidades da administração indireta. Salvo em situação de grave e urgente necessidade pública. A Lei das Eleições já prevê que a publicidade institucional possa ser realizada durante o período vedado, em caso de grave e urgente necessidade pública.

Eleitorado
A estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que Goiás tem, hoje, um contingente de 4.606.112 eleitores aptos a votar nas eleições de 15 de novembro e também em 29 de novembro, onde houver segundo turno, quando serão eleitos prefeito, o vice e vereadores, nos 246 municípios goianos. São 84.176 eleitores em Trindade, sendo 47% do gênero masculino e 53% feminino. Do total do eleitorado há 1,7% eleitores analfabetos; 7% lê e escreve; 29% possui nível médio completo e 7,5% concluiu curso superior.

Pandemia
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 2.309.477 pessoas estão curadas da Covid-19, porém o total de contaminados pelo novo coronavírus já chegou a 3.164.785 casos e há 104.201 óbitos confirmados por causa da doença. A Secretaria Estadual de Saúde informa que Goiás já tem 93.965 casos confirmados de coronavírus e 2.135 mortes provocadas por complicações da Covid-19. Felizmente, 84.527 pessoas se recuperaram, enquanto que 154.168 casos suspeitos ainda encontram-se em investigação.




Números de Trindade
O Boletim Epidemiológico desta quarta-feira, mostrou que o município chegou a 1.049 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, com 58 óbitos provocados pela doença, mas 732 pessoas se recuperaram. Foram realizados 3.421 testes até ontem. Há registros de pessoas contaminadas em 86 bairros da cidade, inclusive 3 casos na zona rural.

Testes
Nesta quinta-feira terá início a chamada testagem em massa da Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde e a pessoa deve, o quanto antes, baixar o aplicativo Dados do Bem, responder a uma autoavaliação e, caso se enquadre como suspeito de estar infectado, será chamado para a coleta de material e realizar o exame RT-PCR, que coleta material genético pelo nariz e consegue identificar o vírus no momento da infecção. Haverá dois postos de coleta: na Feira Coberta, ao lado da Rodoviária e na Subprefeitura, no Jardim Floresta, região Leste.

Tempo Hoje
A região Centro-Oeste do país tem tempo ainda predominantemente quente e seco, nesta quinta-feira. Goiás tem temperatura mínima de 19ºC e a máxima de 34ºC, com a umidade relativa do ar variando de 19% a 45%. Em Trindade, a temperatura mínima é de 19ºC e a máxima é de 34ºC, com a umidade do ar oscilando de 19% a 45%. Sol com algumas nuvens e não chove. A previsão é do Clima Tempo.


Comentários