Pós-pandemia: pesquisa revela que 76% dos brasileiros chegaram a repensar carreiras

Em relação a empresas e seus colaboradores, o estudo mostra que benefícios tradicionais, como assistência médica, vale-alimentação e vale-refeição seguem sendo os mais valorizados pelos profissionais na pandemia

Inã Zoé, estrategista de marcas. (Foto: Divulgação)



Você, eu, todos nós mudamos e em um cenário como o que estamos vivendo as transformações vem a uma velocidade inacreditável. No ambiente de negócios e trabalho, claro, não poderia ser diferente. A nova realidade tem feito a gente reinventar carreiras e habilidades necessárias para um mundo pós-pandemia.

Uma pesquisa realizada pelo grupo britânico de educação Pearson revelou que cerca de 76% dos brasileiros chegaram a repensar suas carreiras profissionais por conta da Covid-19 e 59% demonstraram preocupação em ter que mudar de carreira ou de área de atuação por conta da crise.

Para 82% dos brasileiros ouvidos, a pandemia está mudando o mercado de trabalho e fará com que novos empregos e habilidades despontem no cenário pós-pandemia. Diante deste cenário, 91% acreditam que os profissionais precisarão desenvolver mais de suas habilidades pessoais e digitais, como pensamento crítico, criatividade, análise de dados e gestão de equipes remotas para sobreviver ao mercado de trabalho.

Vantagens - Em relação a empresas e seus colaboradores, a pesquisa revela que benefícios tradicionais, como assistência médica, vale-alimentação e vale-refeição seguem sendo os mais valorizados pelos profissionais na pandemia. Para 77,8% dos entrevistados o auxílio médico é considerado como o mais importante.

Mas olha que interessante! Passaram a integrar a lista de necessidades dos colaboradores por conta da pandemia benefícios como aportes na previdência privada e auxílio financeiro para montar uma estrutura home office, substituindo benefícios referentes à locomoção para o trabalho como estacionamento e vale-transporte.

A pesquisa também mostrou que no futuro quase metade dos trabalhadores (49%) acreditam que o modelo de trabalho será “mais vezes em casa, do que no escritório”, seguido por “mais vezes no escritório, do que de casa” (23%). E aí, está pronto para o mundo pós-pandemia? Como você tem se adaptado e se reinventado? Se gostou do artigo de hoje compartilhe com os amigos. Até mais!


Inã Zoé, estrategista em marcas pessoais e empresariais e colaborador do blog


Comentários