Destaques do dia

Justiça eleitoral estabelece prazos de convenções, registro de candidaturas e limita gastos para as campanhas de vereador, vice e prefeito


Tempo hoje
Quinta-feira com o tempo ainda quente e seco no Centro-Oeste do Brasil. Goiás tem temperatura mínima de 18ºC e a máxima de 35ºC. A umidade relativa do ar varia de 17% a 40%. Em Trindade, a temperatura mínima é 16ºC e a máxima de 33ºC. A umidade do ar oscila de 17% a 38%. Sol com algumas nuvens e não chove, segundo a previsão do Clima Tempo.

Pandemia
O Ministério da Saúde divulgou ontem que o Brasil se aproxima de 4 milhões de pessoas contaminadas pelo coronavírus e foram registrados 123.780 óbitos provocados pela Covid-19 em todo o país, mas 3.210.405 pessoas estão recuperadas da doença. Em Goiás, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualizou ontem o boletim epidemiológico com os números de goianos infectados e mortos pelo coronavírus. Os dados mostram 138.701 casos confirmados e 3.262 óbitos. 128.675 estão recuperados. Outros 209.938 casos suspeitos estão em investigação.

Trindade
O Boletim Epidemiológico do Gabinete de Operação de Emergência e Saúde informa mais de 2 mil casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus e 83 óbitos provocados pela doença, enquanto outras 1.542 pessoas se recuperaram da Covid-19. Nos hospitais da cidade há 22 internações, sendo 16 em enfermarias e 6 em UTIs. Até ontem foram realizados 6.118 testes da doença com casos verificadas em 94 bairros da cidade, inclusive a zona rural do município com 12 registros.

Ilustração reproduzida do site do TRE


Gastos para campanha
Já se encontra disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os limites de gastos que os candidatos aos cargos de prefeito e vereador deverão respeitar. O limite de gastos das campanhas dos candidatos nos municípios, deve equivaler ao limite para os respectivos cargos nas Eleições de 2016, atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou por índice que o substitua. Quem desrespeitar os limites de gastos fixados para cada campanha pagará multa no valor equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto fixado, sem prejuízo da apuração da prática de eventual abuso do poder econômico.

Prazos
E os políticos que pretendem se candidatar a vereador, prefeito e vice nas eleições de 15 de novembro deverão ficar atentos aos prazos de realização das convenções que estão autorizadas desde 31 de agosto até 16 de setembro. Vale destacar que o período de Registro de Candidatura já está aberto, a partir de 31 de agosto com encerramento em 26 de setembro. É isso aí!

Comentários