Qual é o seu projeto paralelo?

Com as ferramentas certas e uma dose de ousadia, muita gente tem se reinventado e encarado desafios maiores, em suas áreas de atuação ou em campos completamente novos

Inã Zoé, estrategista de marcas pessoas e empresariais.



Impulsionados pelas reviravoltas da economia, profissionais de diversos setores tem buscado projetos paralelos para sobreviver aos novos tempos e complementar a renda. Alguns setores em especial foram brutalmente atingidos, com destaque para aqueles ligados a economia criativa.

Sem a possibilidade de realização de shows, exposições ou mesmo apresentações de peças teatrais e filmes na telona, muitas pessoas ligadas ao segmento cultural tiveram que partir para o plano B. A antecipação de venda de ingressos, campanhas de doação ou de financiamento coletivo estiveram na linha de frente das iniciativas, porém algumas ações agora estão sendo pensadas para projetos a médio e longo prazo.

Em um cenário como o que temos visto, profissionais que já mantinham projetos paralelos ou se organizaram rapidamente para desenvolver um nos últimos meses, têm demostrado uma recuperação financeira rápida, e um otimismo frente ao que há por vir.

A Pesquisa Nacional Impactos da Covid-19 na Economia Criativa, feita pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia, mostrou que o ambiente on-line é visto como a solução para a retomada dos negócios pela maioria dos entrevistados. Cinquenta e cinco por cento indicaram a necessidade de adotar estratégias digitais de relacionamento com o público, venda de produtos e prestação de serviços e acesso a serviços e equipamentos para o trabalho remoto.

O fato é que, com as ferramentas certas e uma dose de ousadia, muita gente tem se reinventado sim e encarado desafios maiores, em suas áreas de atuação ou em campos completamente novos. E você, já pensou em desenvolver um projeto paralelo? Que tal experimentar algo diferente e explorar possibilidades que te possibilitem desenvolver seus dons e talentos?


Inã Zoé é estrategista de marcas empresariais, pessoas e colaborador do blog.



Comentários