Nível de água do Córrego Arrozal requer cuidado mas não preocupa

O momento de se usar água com consciência neste tempo de forte estiagem

Um dos afluentes que formam o lago de captação de águam.



Goiânia e região padecendo sob um calorão na casa dos 38 ºC, umidade do ar baixíssima diariamente, numa estiagem de mais de quatro meses sem chuva, também preocupa por causa da drástica diminuição da vazão (abaixo de 1,5 mil litros por segundo, no mês passado) do principal manancial de fornecimento de água para a população goianiense e até de cidades do Entorno, o Rio Meia Ponte.

Trindade, por sua vez, depende demais da conta das águas do Córrego Arrozal onde a Saneago realiza a captação deste líquido precioso, vital. Fizemos contato com a empresa de abastecimento sobre a situação da captação e, por nota, a Saneago no disse que “o abastecimento está normalizado”. Ainda que a vazão do Córrego Arrozal esteja também baixa, a produção de água vem conseguindo atender à demanda local. “A Companhia tem sustentado a produção e conseguido suprir a demanda a população”, diz a nota.

Segundo a assessoria de imprensa da estatal, o nível do manancial está passando por uma melhor situação, em comparação com a realidade do mesmo período lá em 2019, fruto de ações preventivas tomadas. “O manancial está, este ano, em situação consideravelmente melhor do que no mesmo período em 2019. Isso se deve aos trabalhos executados pela Companhia como prevenção aos efeitos da estiagem, que tiveram início em agosto do ano passado e se intensificaram a partir de janeiro”, relata a nota.

Não obstante o momento apresentar uma certa segurança quanto à disponibilidade de água nas torneiras das casas dos trindadenses, “é importante ressaltar que o período demanda cautela”, reforça a nota. Sabe aquela prática necessária e bem-vinda do uso consciente de água em todos os momentos? Então, é disso que se trata. Desperdícios de toda ordem precisam ser combatidos por todos os usuários nas residências e nas empresas, convém frisar.

Tentamos autorização da empresa fazer imagens do lago na Estação de Captação de Água, no Córrego Arrozal, nas proximidades do setor Nova Morada, mas “por conta das medidas de segurança, neste momento não será possível deslocar colaborador para acompanhar a visita na ETA, de forma que está inviável a autorização de entrada no local”, nos disseram os assessores da estatal goiana. Vai aí então a imagem de um trecho do Córrego Bruacas, próximo ao lago da Saneago.


Atualizado às 14:27 h, deste Domingo (4):
Quem conhece muito dos mananciais de Trindade nos sugeriu o seguinte reparo: Os Córregos Bruacas e Arrozal, na verdade, se encontram depois da captação de água feita pela Saneago. Logo, o Bruacas não influencia neste caso no volume captado pela estatal goiana de tratamento e distribuição de água na "Capital da Fé". É isso aí!


Comentários