Vem aí o Centro Universitário UniGoyazes

Avaliação do MEC concede nota máxima e Faculdade União de Goyazes se transformará em Centro Universitário 

Trindade: FUG se transformará em Centro Universitário.



As Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil são divididas em três instâncias, as faculdades, que têm uma maior limitação quanto a autorização de cursos; centro universitário, que dispõem de maior autonomia, em que se pode autorizar cursos sem a visita de inspeção pelos técnicos do Ministério da Educação (MEC) e mais uma série de outras coisas que precisam ser feitas, como pesquisa e extensão, e as universidades.

Para transformar uma faculdade em centro universitário é preciso se atender a uma série de requisitos e passar por uma avaliação técnica rigorosa do Ministério da Educação. São mais de 40 itens, distribuídos por cinco eixos, que contemplam uma avaliação institucional própria, lembrando ainda os eixos pedagógico, técnico-administrativo e docente, a infraestrutura e as políticas institucionais.

Os técnicos do MEC estiveram nas instalações da Faculdade União de Goyazes (FUG) e, durante três dias, foram analisados documentos, toda estrutura, entrevistaram professores e técnicos e administrativos e também os diretores. O resultado foi nota cinco em todos os itens. Geralmente, a nota vai de 1 a 5 e é feita a média, se der de 4,51 para cima, arredonda-se para 5. Só que no caso não precisou de arredondamento em nenhuma nota. Foi concedida nota cinco cravada. E isso é coisa rara de acontecer. Estamos muito felizes por isso.

Professor doutor Benigno Rocha, diretor acadêmico da FUG, comentou a respeito do excelente resultado obtido pela instituição no processo de avaliação, fruto de um árduo trabalho durante cerca de seis anos seguidos. “Posso dizer é que houve um trabalho de, mais ou menos, seis anos, com grande esforço pedagógico, de valorização ao funcionário, ao docente, com realização de pesquisas, de muita atividade de extensões afirmativas e muito trabalho, com investimento muito grande em estrutura física, de livros e em tecnologia. Tudo isso culminou no resultado final de bastante trabalho que gerou essa nota 5”, analisou Benigo Rocha.

A transformação da FUG em Centro Universitário UniGoyazes, é de grande relevância não apenas para a Instituição mas também para Trindade, pois isso representa um avanço, haja visto que o município terá em seu território o único Centro Universitário de Goiás detentor de nota máxima pelo MEC. Benigno Rocha, explica que doravante “podemos criar vários cursos, em todas as áreas possíveis, sem pleitear autorização prévia, sem os técnicos do MEC terem que vir aqui, pois conquistamos essa autonomia. Com isso, teremos condições de focar em vários nichos que Trindade vai precisar e a região em geral, para formação de pessoas”.

Professor doutor Carlos Botelho, diretor-presidente da FUG, comemorou o resultado, parabenizando toda a equipe da Instituição. “Primeiramente, quero agradecer a Deus e depois agradecer a cada um de vocês, pois acabei de receber a informação de que nossa nota não foi só cinco, foi cinco em todos os itens, de ponta a ponto, cinco real. Vocês têm ideia do que é isso, vocês têm a maior nota do Brasil! Parabéns, equipe! Parabéns a todos!”, celebrou o diretor-presidente.

Equipe
A Faculdade União de Goyazes oferece 12 cursos presenciais e dois cursos na modalidade de Ensino a Distância. São 65 professores que integram o corpo docente da instituição, lembrando que 85% detém títulos de mestres e doutores. A FUG conta com 105 funcionários técnicos e administrativos.

Atualizado às 07:46h, de 15/10/2020 


Comentários