As mulheres do primeiro escalão da Prefeitura de Trindade

A gestão do prefeito Marden Júnior conta com seis mulheres nos principais postos de comando


Mulheres no primeiro escalão da Prefeitura. (Fotos: Reprodução)


Se considerarmos as 19 cadeiras de vereadores no Legislativo trindadense, também os 20 cargos considerados de primeiro escalão do Executivo municipal (secretários e presidentes de Agências), temos então 39 postos no topo do poder público do município de Trindade. Na Câmara, para a legislatura 2021-24, há apenas uma vereadora, Márcia Josefa (PTB); o primeiro escalão da Prefeitura conta com seis mulheres, quatro secretárias municipais, uma presidente de Agência e uma presidente do TrindadePrev. A participação das mulheres nos principais cargos de comando na estrutura administrativa de Trindade, portanto, como se vê nos números mencionados, é ainda tímida, pode e deve melhorar, pois mulher capacidade existe bastante na cidade, ainda que seja perceptível um certo distanciamento da política em geral. Vale dizer que a Casa Civil, a de maior peso na atual estrutura do Executivo da "Capital da Fé", encontra-se sob os cuidados de Gercilene Ferreira, experiente gestora pública. O TrindadePrev, órgão responsável pela gestão dos fundos com os quais são e serão pagos as aposentadorias, pensões e auxílios aos servidores municipais, teve a administração confiada a Maria Alves de Mendonça, a Marquita. Feitas essas considerações, vejamos, a seguir, as informações mais importantes sobre as integrantes do primeiro escalão da administração do prefeito Marden Jr (Patriota), iniciada no primeiro dia deste mês. Para você que não conhece as gestoras recém-empossadas, basta observar da esquerda para a direita, na fileira do alto e, no mesmo sentido, a fileira debaixo. As informações foram divulgadas pela assessoria da Prefeitura de Trindade, pelo jornalista Paulo Afonso Tavares. Vamos então ao que interessa. Boa leitura.

Mulheres no comando

Gabriela Alves de Assis Aguiar, secretária municipal de Assistência Social, é graduada em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com especializações em Direito Penal e Processual Penal, pela Damásio Educacional. Atuando como empresária, administra empresa familiar, foi estagiária na Procuradoria Federal Especializada da Previdência Social (2009-11). Trabalhou também na Fundação Apolônio Salles, em 2012, no Tribunal de Justiça, na Comarca de Trindade (2013-15. Atuou por cinco anos na Arquidiocese de Goiânia. Desenvolveu durante três anos, trabalho nas Obras Sociais Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor.

Gercilene Ferreira Branca, secretária municipal da Casa Civil, Gestão e Planejamento, tem graduação em Ciências Contábeis, licenciatura plena em Administração, pela UniAnhanguera e especialização em Gestão em Serviços e Sistemas de Saúde pelo IPTSP/UFG. Foi diretora de Planejamento e Gestão (1998 - 2007) e secretária municipal de Saúde (2008 - 2012), em Senador Canedo (GO). Atuou como secretária de saúde em Trindade (2014 - 2020). Concomitantemente, exerceu atividades no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), como presidente (2016/2017 e 2018/2019). Na instituição, participou foi membro de grupos técnicos da Programação Pactuada e Integrada (PPI) e Plano Diretor de Regionalização, tesoureira (2009 – 2012). Também atuou no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), como representante na Secretaria Extraordinária – Atenção à Saúde/Centro-Oeste entre 2011 e 2012. Realizoui serviços de consultoria técnica em planejamento na saúde em vários municípios goianos, além de orientação técnica periódica a novos gestores.

Gerúsia de Paiva Ferreira, presidente da Agência Municipal de Trabalho e Geração de Emprego, tem formação acadêmica em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e formação em orientação social. Foi vereadora (2001 - 2004) e foi secretária municipal do Trabalho (2013 – 2020), foi secretária municipal de Assistência Social. Trabalhou durante 20 anos na educação em Trindade.

Luana Cristina Vieira Martins, secretária municipal de Esporte e Juventude, é bacharel em Educação Física, pela Faculdade União de Goyazes (FUG), possui especialização em Treinamento Personalizado, pelo Instituto de Pós-Graduação Ceafi/PUC Goiás. Trabalhou, em 2014, na Prefeitura de Trindade, no programa Segundo Tempo. Cursa Educação Física na Escola pela Universidade Play e MBA em Coaching, pela Universidade Prominas. Nos últimos quatro anos, foi coordenadora das academias de Saúde das regiões central e leste, do projeto Trindade Saudável.

Maria Alves de Mendonça, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Trindade (TrindadePrev), tem licenciatura em Geografia e Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com especialização em supervisão escolar. Foi professora nos colégios estaduais Padre Sousa, Menino Jesus, Padre Pelágio, Divino Pai Eterno e Castelo Branco. No colégio Castelo Branco, foi coordenadora e vice-diretora. Foi técnica pedagógica nas Secretarias Estadual de Educação e Municipal de Educação e Cultura. Foi coordenadora pedagógica na Escola Municipal Antônio Lopes Fonte Boa, professora, coordenadora e diretora na Escola Municipal Cirandinha, coordenadora pedagógica no Centro Municipal de Educação Infantial (CMEI) Alcina Maria de Carvalho e diretora da Escola Municipal Gleide Mendes de Lima e coordenadora de oficinas do Centro de Convivências e voluntária na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no departamento de decorações e eventos.

Tayná Barbosa Galindo, secretária municipal de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, é graduada em Tecnologia em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG) e em Engenharia Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GOIÁS), especialista em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental pelo Instituto Cenebra, e em Gestão e Políticas Públicas, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em sua carreira profissional atuou como estagiária de projetos e orçamento nas empresas Lanzarq Arquitetura e Urbanismo e Cláudio Garcez Projetos e consultoria. Ainda atuando na área de orçamento e projetos, trabalhou nas empresas MRV Prime Construtora e Incorporadora e Consciente Construtora e Incorporadora. Em 2014, realizou um intercâmbio voluntário em Mendoza, na Argentina, pela AIESEC, atuando no desenvolvimento de mídias sociais para ONG, “A.S.P.I.L.D”, para aumentar visualizações e posicionamento da instituição no município argentino. A partir de novembro de 2017, foi chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária. (Informações divulgadas pelo jornalista Paulo Afonso Tavares, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Trindade)


Comentários