A Romaria acabou há 5 cinco dias mas ainda tem barraquinhas funcionando

Barraquinhas ainda funcionam na Praça da Prefeitura.
Só para a gente registrar, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade/GO, “Coração do Brasil” (como dizem os padres durante as celebrações), terminou no domingo (7), todos sabem. Isso em relação à programação dos eventos religiosos, bem entendido. Os romeiros que “vieram de perto ou de longe” para celebrar a fé e devoção do Pai Eterno já estão em suas respectivas casas, muitos deles cuidando das próprias vidas. No entanto, a parte comercial, digamos, profana, da Festa de Trindade ainda dá sinais de uma irresistível disposição para continuar de barraca armada, no sentido literal da expressão, internauta malicioso.

Por volta das 16h desta sexta-feira fiz algumas fotos da movimentação de clientes nas barracas ainda abertas nas ruas em volta da Praça Constantino Xavier, Centro de Trindade, onde funciona a Prefeitura Municipal. Os comerciantes que estão trabalhando por ali estão retardando ao máximo o momento de fechar as portas ou baixar a lona, vá lá. Com isso, os retardatários que ainda desejam comprar roupas e utensílios para casa, podem dar um pulinho no local para encontrar mercadoria a mercadoria dos seus sonhos, com certeza.

Outra dica importante, penso, é para os motoristas um tanto mais apressadinhos da “Capital da fé”. Se puder, é melhor evitar transitar pelo lugar, pois o fluxo será sempre lento enquanto o pessoal das barracas permanecer em atividade em torno da Praça da Prefeitura. Havia inclusive um grupo de jovens sobre cavalos e até um boi, andando a passos nada acelerados, passeando pelo local. E o curioso é que o fornecimento de energia elétrica já foi cortado desde a última quarta-feira para os barraqueiros. Pelo menos, para a maioria deles.

Nesta época a gente ouve muita reclamação de quem trabalha neste tipo de comércio, dizendo que o resultado ficou longe do esperado. Todavia, entra ano e sai ano a quantidade de barracas nas quais se vende de um tudo é sempre grande. O preço pago pelo metro à frente das casas e prédios no centro da cidade chega a exageradíssimos R$ 500. E como ninguém brinca quando o assunto é dinheiro, a maioria deve ter lucro sim. Do contrário, o número de pontos comerciais no período da festa diminuiria significativamente. O fato que a Festa de Trindade é um prodígio também no aspecto comercial, não há como duvidar.

Comentários