Iris e Caiado, enfim juntos.

Caiado, Iris e Armando: Aliança política
surpreendente para as eleições de outubro.
Política é um negócio custoso demais da conta de se entender, principalmente de se fazer alguma previsão. Quem é que, digamos, há uns 20 dias apostaria um real numa aliança entre Iris Rezende (PMDB) e Ronaldo Caiado (DEM) valendo já para as eleições de outubro próximo? Pois é justamente isso que acaba de acontecer, conforme amplamente noticiado na tarde da quarta-feira (18), quando houve reunião inusitada entre peemedebistas, democratas e o pessoal do Solidariedade, de Armando Vergílio.

A bordo desse arranjo político meio que impensável, Iris Rezende parte para mais uma disputa pelo Governo de Goiás, reeditando o embate com o governador Marconi Perillo (PSDB), candidatíssimo ao terceiro mandato como “inquilino da Casa Verde”, mas que ainda não disse isso em público. Para várias analistas políticos, ao juntar PMDB-SDD-DEM, Iris Rezende mostra que está em forma como articulador político dos mais gabaritados “do” Goiás. Então, a coisa ficará assim: Iris Rezende, candidato a governador e Armando Vergílio, vice; Ronaldo Caiado, será candidato a Senador.

Claro que fazer este acordo aí não deve ter sido brincadeira não. Penso que foi necessária realizar uma obra considerável de engenharia política meio complicada, com arestas difíceis de serem aparadas, sobretudo entre peemedebistas e democratas, sem dúvida alguma. Mas em se tratando de política não há espaço para a vida fácil, todo mundo sabe disso. Foi complicado montar a chapa, agora vem a parte tão ou mais trabalhosa e incerta: conquistar o voto de “sua excelência, o eleitor”.


Comentários