Memória política de Trindade em fotografia

O ex-prefeito Roberto Monteiro fala sobre ações importantes para a cidade ao lado do então governador Henrique Santillo

Roberto Monteiro e Henrique Santillo. (Foto: Reprodução)

Dia desses a minha amiga Maura Castro me enviou, pelo WhatsApp, umas fotos legais de políticos em eventos em Trindade e entre elas estava esta aí que ilustra e é o tema dessa notinha. Como assim, internauta, você não sabe quem é a Maura? Ora, ora, é aquela senhora da loja Hobby Shopp, caríssimos e caríssimas. Rum! Gente finíssima, diga-se de passagem. Mas andemos para não espichar demais da conta essa nota.

Olhá só o que o clique acima nos mostra. Lá nos idos de 1990, o então prefeito de Trindade, Roberto Monteiro de Lima, estava ao lado do governador de Goiás, o saudoso Henrique Santillo, no lançamento do Jardim Tamareiras e da construção de 300 casas naquele local. Os dois líderes políticos estavam sendo entrevistados enquanto, na verdade, lançavam um novo bairro residencial ali nas vizinhanças de onde hoje em dia se tem o Jardim Primavera, endereço da Câmara Municipal de Trindade, do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) e da sede da Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), apenas para se situar melhor aí, internautas. Roberto Monteiro comandou a Prefeitura da “Capital da Fé”, de 1989 a 1992.

E trocando mensagens com o ex-prefeito trindadense, perguntamos se ainda sente saudades daqueles momentos. “Foram bons tempos”, respondeu. Olhando para a foto vem à memória algum detalhe daquela época de realizações, perguntamos. “Foi construído o Jardim Tamareiras, os setores Marise, Elias, Dona Íris 1, todos financiados pela Caixa, loteamentos vários, Garavelo, Cristina 2, Dona Íris 2 e Expansão do setor Palmares, e outros que no momento não me lembro os nomes”, afirmou.

A respeito do relacionamento de Roberto Monteiro, com o então governador Henrique Antônio Santillo, nascido em Ribeirão Preto (SP), em 23/8/1937, falecido aos 64 anos de idade, no dia 25/6/2002, em Anápolis (GO), o ex-prefeito nos disse que “foi muito bom, era bem cordial”. E Roberto Monteiro prosseguiu comentando que Santillo “foi um grande político e um governador muito leal a nós e a seus propósitos”. E para completar, Monteiro apontou a obra de maior importância para a “Terra Santa” realizada por aquele governador: “O grande benefício para Trindade feito por Santillo foi a [duplicação da] Rodovia dos Romeiros (GO-060), mas isto foi no mandato do Valdivino Chaves”, lembrou.

Interessante como o simples olhar de uma foto desperta sentimentos bacanas, traz à lembrança momentos relevantes na história das pessoas. E assim a gente falou um pouquinho sobre trabalhos produzidos grandes políticos, no caso, Roberto Monteiro e Henrique Santillo, em benefício dos trindadenses. No frigir dos ovos é preciso agradecer à Maura Castro, ora pois. Obrigado, cara amiga! É isso aí!


Comentários

Com o prefeito Roberto Monteiro tivemos a oportunidade de conhecer, a importância do papel de uma primeira dama para o município. A sua atuação e dinamismo frente a Assistência Social.