Secretário José Maria Vieira apresenta balanço dos 100 dias de gestão na Indústria, Comércio e Serviços de Trindade
No período, foram registradas a criação de mais de 1 mil novos CNPJ e 2.317 novas admissões no mercado de trabalho local, dentre outros bons números
![]() |
Secretário José Maria Vieira. (Imagens: Reprodução) |
José Maria Oliveira Vieira, secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) da Prefeitura de Trindade, falou conosco sobre as atividades realizadas nos primeiros 100 dias do novo mandato do prefeito Marden (UB), conforme apresentação feita na manhã de segunda-feira (14), no Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira da Silva.
O Secretário nos conta sobre os bons números obtidos pelas atividades da Sala do Empreendedor. Trata-se do “local em que a gente dá todo apoio aos microempreendedores individuais em todos os aspectos. Tivemos 3.700 atendimentos que correspondem a 23 mil serviços prestados. É que pode acontecer de um atendimento a uma pessoa que demanda, por exemplo, vários outros procedimentos. É comum essa situação. Vale dizer que a Sala do Empreendedor de Trindade há tempos conquistou um destaque e inclusive recebemos representantes de outros municípios para verificar o modelo de atuação adotado”, relatou.
![]() |
José Maria também discorreu sobre as várias atividades fruto de parceria com outros órgãos. “Temos uma ação muito forte, uma parceria da SIC e Sebrae com o objetivo de proporcionar aos empreendedores, independentemente do porte, cursos, palestras, oficinas, mentorias, consultorias e nesses 100 dias levamos a 249 participantes essa oportunidade, tanto na região central como na região leste”, apresentou.
A questão da oferta de crédito a quem precisa foi objeto de ações nos primeiros meses da atual gestão, conforme relato de José Maria. “Tivemos alguns atendimentos na Goiás Fomento, oferecendo linhas de crédito de forma subsidiada, com carência, de forma desburocratizada e contemplamos cinco financiamentos aprovados”, disse. E por falar em linha de crédito, o Secretário chamou a atenção para o fato de que nos 29 e 30 deste mês, teremos uma ação muito importante, em parceria com o CDL, Procon local, Goiás Fomento e Sebrae, onde a gente vai pactuar dois dias de crédito oferecendo linhas específicas para o setor produtivo de Trindade.
Outra frente de trabalho da SIC, sob o comando de José Maria, tem a ver com a parceria com a Secretaria da Receita Federal, que facilitou demais a vida de quase 300 pessoas, desde o início deste ano. “No Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal tivemos 294 atendimentos, um marco para o município. Neste aspecto convém mencionar o destaque em nível estadual, pois aqui são acolhidas demandas de pessoas físicas para evitar que se tenham que se deslocar até Goiânia, isso representa um atendimento acolhedor e humanizado que tem tido muito sucesso nas ações fruto dessa parceria SIC-SRF”, comentou.
Secretário José Maria abordou a questão da utilização de tecnologia de ponta na capacitação de pessoas que trabalham com corte e costura, uma atividade para a qual Trindade demonstra forte vocação. “Na Casa da Costura temos 50 alunos que estão sendo qualificados e recebemos também algumas demandas de pequenos empresários que podem utilizar a máquina que temos, diga-se de passagem, só alguns municípios de Goiás, aproximadamente 10, que possuem essa máquina Audaces, uma máquina muito eficiente, um aspecto tecnológico muito avançado, para acolher as demandas dos empresários no corte”, revelou.
Um ponto de grande relevância trazido pelo secretário é a questão da criação de novas empresas em Trindade. “Há que se registrar aí a abertura de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), atendo a janeiro e fevereiro desse ano, falta fechar o mês de março, com 1.011 novos CNPJ, sendo 856 MEI e 155 demais empresas. Houve 10 inaugurações de empresas, bem como diversas visitas institucionais a grandes empresas e centros comerciais sempre a fim de levarmos institucionalmente o nome da SIC e falarmos da intenção de parceria com uma via de mão dupla, de políticas públicas, enfim de se aproximar cada vez mais aos empresários”, informou.
A busca de novos mercados além dos limites territoriais do Brasil estão entre os objetivos da gestão em que o secretário José Maria vem se dedicando. “Tivemos também um momento importante no qual recebemos correspondentes da economia de Taiwan, no primeiro momento com foco em dois segmentos, lembrando que a reunião aconteceu na SIC, com a presença de produtores rurais e alguns representantes de segmento têxtil do município, quando explanamos a possibilidade do estreitamento de relação comercial entre Trindade e Taiwan e estamos avançando nesse aspecto”, explicou.
Trabalho e Geração de Emprego
José Maria vem acumulando a interinidade também no comando da Secretaria de Trabalho e Geração de Emprego (STGE), desde o início deste ano, e vale ressaltar que as duas pastas acabam atuando de uma forma bem próxima, sempre buscando maneiras de ajudar o melhor funcionamento da economia. Afinal de contas, lembra o secretário, “ambas as pastas fomentam o desenvolvimento econômico, socioeconômico e estabelecem ações para se superar o grande gargalo que é a mão de obra. Então trabalhamos de forma unificado para ofertarmos qualificação às pessoas e que elas possam saber onde estão as vagas de trabalho, as oportunidades nas empresas. Temos feito esse trabalho, em parceria com a Secretaria da Retomada e vamos proporcionar o aspecto tecnológico, aplicativos, Minha Vaga, o Sine, a Carteira de Trabalho digital para que a pessoa tenha na palma da mão os locais onde estão as vagas e isso resolve o problema de empregabilidade, onde poderá saber onde está a vaga e a empresa oportunizará a vaga e terá como acolher, contratando as pessoas e neste período foram realizadas 2.317 novas admissões”.
![]() |
José Maria esmiuçou um pouco mais onde e como a STGE vem atuando. “A gente trabalha no aspecto do Jovem Aprendiz, naquela faixa etária de 14 a 24 anos. Trabalhamos também com a oportunidade do primeiro emprego, a partir dos 18 anos. Lembrando que a relação de emprego pode haver a partir dos 16 anos de idade. Temos levado educação continuada por meio de cursos de digitação, informática e beleza para que essas pessoas possam estar mais capacitadas para ocupar as vagas de trabalho que são disponibilizadas pelas empresas. Temos tido parcerias importantes com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, por exemplo”, comentou.
Atualizado em 17/04/2025, às 19:03h
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.