Celebração da Semana Santa atrai grande público à Trindade
Principais igrejas da “Capital da Fé” estiveram bem cheias e o centro da cidade movimentado pelos fiéis para as celebrações da Sexta-feira da Paixão
Basílica de Trindade ficou lotada de fiéis nesta sexta-feira.
Feriado prolongado nesta Semana Santa de 2025 em que logo após a Sexta-feira da Paixão (18) calhou de pintar a Segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, acabou oportunizando uma bela data para quem pode e quem quer viajar por esse Brasil de meu Deus.
Sobretudo nos últimos anos, Trindade tem sido um destino atraente para os romeiros do Divino Pai Eterno que semana sim e outra também se dirigem até a cidade onde viveram Ana Rosa e Constantino Xavier, o casal que encontrou o Medalhão de Barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, o marco da Romaria à "Capital da Fé", no coração do Brasil. A movimentação pelo centro da cidade nesta sexta-feira comprova a presença de muitos visitantes.
E o negócio que sente bastante o efeito das visitações sãos as pousadas e hotéis da cidade. Durante breve conversa com um dono de pousada a respeito do movimento de turistas em Trindade nesse feriado prolongado, a informação veio de forma bem alvissareira. "Estamos com a pousada lotada, graças a Deus", revelou. Além do da Semana Santa dos católicos, aconteceu evento grande dos cristãos evangélicos, aumentando a atração de visitantes ao município. "Teve o encontro da Missão Cristã Mundial (MCM) então desde quarta feira estamos a todo vapor", comentou.
Warley Lopes Vieira, secretário interino de Turismo de Trindade, falou sobre a ocupação da hotelaria local e a presença de visitantes para as celebrações religiosas. "De acordo com a hotelaria, está em cerca de 75% o índice de ocupação", afirmou. O Secretário traduziu em números a quantidade de turistas que se espera na “Capital da Fé”, no período. "E aí de passagem pela cidade nas missas e em tudo (domingo ou segundo ainda que é feriado), a gente calcula que é em torno de vinte mil pessoas".
Vale lembrar ainda que a realização de outros eventos como a encenação da "Vida, Paixão e Morte de Jesus", no espetáculo chamado "A Grande Caminhada de Fé", pelo Grupo Desencanto de Teatro, que acontece nas Estações da Via-Sacra à margem da Rodovia dos Romeiros (GO-060), ao longo dos últimos 33 anos seguidos, bem como a Pescaria no Parque, realizada no Parque Municipal Lara Guimarães, também atraem muita gente para a cidade nessa data.
As celebrações nas três principais igrejas de Trindade, a Matriz, no centro, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, no bairro Santuário, de Igreja do Santíssimo Redentor, dedicada ao Venerável Padre Pelágio, no setor Ana Rosa, estiveram cheias de fiéis. Vale lembrar que na liturgia católica não há missa, na Sexta-feira Santa, mas acontece a adoração à Santa Cruz, dentro de uma cerimônia em que se faz a memória da paixão e morte de Jesus Cristo. À noite, aconteceu procissão na qual os fiéis conduzem em andares as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores da Igreja Matriz até o Santuário Basílica, atraiu grande público. E no sábado certamente as missas contarão com milhares de católicos celebrando a ressurreição de Cristo.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.