O tema renovação estará presente nas eleições municipais deste ano

É preciso aproximar mais os trabalhos legislativos à população na tomada de decisões importantes para os trindadenses




Dia desses tive uma agradável conversa com o Cristiano Vaz (34), goianiense de nascimento, mas trindadense por opção e convicção. Afinal, Cristiano veio para a “Capital da Fé” muito criança ainda, aos 7 anos de idade, com a família. E o cara já morou em vários bairros da cidade, como o Santo Onofre, Serra Dourada, Vila Pai Eterno, Cristina 2, Centro e agora no Novo Horizonte. Inclusive na produção cultural da cidade, Cristiano Vaz tem atuação como escritor, diretor e ator de teatro também. Ou seja, Cristiano conhece a realidade, várias realidades, e de diversos bairros residenciais de Trindade. E o nosso papo acabou girando em torno de... política. Pois é, em ano eleitoral a gente acaba falando bastante disso mesmo. Cristiano tem militância política no município e é sempre interessante saber o que vai pela cabeça de quem pode vir a exercer mandato popular. Veja, a seguir, os principais trechos do bate-papo com Cristiano Vaz.


De onde vem o seu interesse pela política, principalmente neste momento?
Na verdade, sempre fui muito ligado a política. Sempre trabalhei nos bastidores
participando de minha primeira campanha eleitoral no ano de 2000 como coordenador de equipe, desde então atuei em vários momentos políticos da cidade. Prestei serviços nos mandatos de George Morais e Ricardo Fortunato, como Orientador Social no Programa Pró-Jovem do Governo Federal, e trabalhando neste projeto pude deixar boas histórias e conhecer a realidade social de todas as regiões da cidade.

Entre tantos partidos políticos como foi sua opção de filiação?
Fui procurado por partidos como DEM, PTB, PRB, PTC, PV mas me filiei ao PMDB para até possivelmente disputar o pleito eleitoral neste ano. Ajudei a coordenar movimentos do 15 Jovem ao lado de grandes nomes da política trindadense. Mais ao fundo recordo que meu convívio com o PMDB começou ao longo dos anos 80 quando meu pai, que é artista goiano, se apresentou no Circo Itinerante do senador à época Mauro Borges, em várias cidades do estado. Acredito na renovação e na vontade que toma conta dos brasileiros em dar um novo rumo para nosso país a começar por nosso município. Vejo a força e vontade de muitos jovens, promissores políticos, em poder dar um nova cara a nossa política.

Sua filiação tem a ver com disposição para se candidatar?
Nas últimas eleições quase entrei na disputa, mas esperei amadurecimento e maior conhecimento da situação e vi neste ano de 2016 uma boa oportunidade de disputar as eleições, mas estamos pensando a respeito. Quem sabe? Sei que é um momento de renovar a casa e de colocar novas idéias, respeitando a experiência daqueles que construíram nossa história política até os dias de hoje em Trindade.

Qual é a sua opinião a respeito da atual situação política e econômica de Trindade?
Trindade a cada dia que passa cresce ainda mais, tanto em sua expansão populacional e também em números econômicos através de seu turismo e projeção. É uma cidade acolhedora com vários benefícios que favorecem seu crescimento. Mas junto a este crescimento, automaticamente aparecem também as necessidades que todo município em fase de ascensão enfrenta. Mas são as boas práticas da política pública bem aplicada e o interesse daqueles que a servem, que poderão fazer a diferença neste crescimento e amenizar alguns transtornos naturais desta evolução. Sentimos hoje a falta de legisladores presentes e atentos aos anseios da sociedade, como também sobram gestores totalmente desguarnecidos de pessoas competentes e criativas nas Secretarias Municipais. Trindade hoje vive um certo comodismo dentro de suas políticas públicas, não temos mais a ousadia que cidades em crescimento sempre aplicaram em sua construção e modernização. Para não corrermos riscos, existem planejamentos e o envolvimento direto da sociedade para que projetos dentro de todos os âmbitos, como o social, estrutural, saúde, cultural, educacional entre outras áreas essenciais possam acontecer e alcançar o êxito esperado. Basta olhar a crise como fato e não deixar de buscar recursos através dos governos Estadual e Federal manobrando os cofres municipais a fim de que ao menos o básico seja feito com transparência e responsabilidade. Trindade é, sem sombras de dúvidas, uma cidade com clara expansão econômica e social.

Como observador político, o que é mais importante neste momento de pré-campanha?
Acredito no planejamento de uma campanha, com muita sinceridade e contato direto com a população, para focar no resgate do prestígio da política em nosso município perante o cidadão, por hora desacreditado. Não há como fugir do embate renovação, por mais "batido", como diz o ditado popular, que esteja este tema.

Na sua opinião qual deveria ser uma boa pauta de trabalho para os futuros vereadores?
Fugindo da "velha cartilha eleitoreira", penso que aproximar o cidadão trindadense da Câmara Municipal para que juntos ao Poder Legislativo se possa tomar decisões importantes para o bem comum da cidade. É preciso cobrar o executivo com coerência e pesquisa, sem usar a sigla partidária para fazer oposição ferrenha e desnecessária. Vereador deve servir ao povo.  O que está em jogo agora é o futuro de Trindade, não a vaidade e os interesses pessoais.


Comentários