Romaria do Divino Pai Eterno começou na manhã desta sexta-feira (24)

E na celebração do início da Romaria, a lembrança de que hoje é Dia de São João


Estandarte da Santíssima Trindade na Procissão da Penitência


Rompeu a aurora, raiou o dia.
Vamos, boiada, com destino à Romaria...”.


Caríssimos e caríssimas que uma vez ou outra visitam este espaço, vou lhes falar uma coisa: É muito bom levantar cedo, sair pelas ruas de Trindade e ouvir pelo serviço de som na Av. Dr. Irany Ferreira, os versos acima na voz do Valter José, o Valtinho, cantor católico que anima as celebrações religiosas na “Capital da Fé”, sei lá há quantos anos. Nessas ocasiões, estamos sempre no período da Romaria do Divino Pai Eterno, um tempo propício para celebrar a fé e devoção ao Pai.

Nesta sexta-feira (24), ali por volta das 5h30, um mundão de gente já se aglomerava ao lado da Igreja Matriz, como acontece nesta época do ano, lá se vão uns dois séculos. Os fiéis seguiram na chamada Procissão da Penitência rumo ao Santuário Basílica, uma distância de pouco mais de 800 m, rezando e caminhando no ritmo do pessoal que vai conduzindo o estandarte com a Imagem da Santíssima Trindade. Eis que a festa religiosa propriamente dita, começou de verdade logo após o foguetório da Alvorada festiva, que nesta data coincidiu com o dia de São João Batista.

Os milhares de fiéis se juntaram aos demais já instalados no interior da Basílica e, claro, não havia banco suficiente para acolher confortavelmente todo mundo. É sempre assim. Hoje a celebração ficou por conta do Padre Robson de Oliveira Pereira, o superior provincial dos Redentoristas. Daqui por diante, serão mais 9 dias de muitas celebrações de Missas, Novenas, Orações do Santo Terço e confissões ao longo de todo o período, tanto na Basílica como na Igreja Matriz.

Claro também os peregrinos já são vistos vindo a pé para a “Velha Trindade da Fé e do Amor” e não apenas na pista ao lado da Rodovia dos Romeiros (GO-060). Quem viaja pelo interior neste período do ano costuma ir se deparando com grupos de pessoas se deslocando a pé, de bicicleta, carros de bois, cavalos, enfim, muita gente segue se deslocando rumo ao encontro espiritual com o Pai Eterno. Que toda essa gente que está a caminho ou aqui já chegou alcance as graças pedidas e tenha também a oportunidade de louvar e agradecer ao Criador pela vida e tudo o mais. É isso aí!


Comentários