Trindadenses são recebidos no Instituto Federal Goiano, Campus Trindade

Estrutura de trabalho fantástica a serviço da formação de profissionais qualificados


Instituto Federal recebeu grupo de trindadenses para visita.


Professor Júlio César Garcia, diretor-geral do Instituto Federal Goiano, Campus Trindade, recebeu um grupo de 20 pessoas, na terça-feira (31), dentre eles estavam representantes de instituições públicas, privadas e organizações sociais, como convidados para conhecerem as instalações da unidade de ensino técnico já em funcionamento no município. A iniciativa leva o nome de Conhecendo o Campus Trindade pela qual os gestores do Instituto pretendem estabelecer diálogo com a sociedade local.

O grupo ouviu uma explanação sobre as atividades acadêmicas da unidade, pelo professor Wildes Rodrigues e, na sequência, o diretor-geral Júlio César apresentou aos visitantes, ainda no auditório do Instituto, o plano de atividades em andamento. Logo em seguida todos foram conduzidos pelas instalações do Instituto, oportunidade na qual visitaram a biblioteca, laboratórios, salas de aula e em cada espaço havia um professor explicando como são realizadas as atividades ali.

Valdivino Barbosa Vieira, ex-vereador de Trindade, afirmou “que é muito impressionante essa estrutura já funcionando em nossa cidade, capaz de ajudar demais no desenvolvimento de toda a região”. Ainda no grupo de visitantes estavam o vice-prefeito, Gleysson Cabriny, a secretária municipal de Educação, Eva Eny Junqueira, o presidente da Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelino Assis Galindo, representante do Colégio Estadual Divino Pai Eterno, Ana Lúcia Silva Costa, o ex-diretor daquela escola, Alaor Dorneles de Oliveira, a diretora do Sintego, Marlene de Oliveira, superintendente municipal, Francis Albuquerque, delegado do Conselho Regional de Contabilidade, José Maria de Oliveira, e várias outras personalidades.

Atualmente, o Instituto está oferecendo 4 cursos, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica e Internet. No total, há 350 alunos estudando regularmente e neste contingente 90 estudantes vieram de outras localidades, todos assistidos diariamente por 29 professores que trabalham em regime de dedicação exclusiva, enquanto 27 técnicos administrativos cuidam de toda a estrutura daquele centro de ensino tecnológico, cuja dimensão física alcança a marca de 43 mil m² de área construída, resultado de um forte investimento do governo federal, da ordem de R$ 14 milhões.

A unidade pode facilmente vir a trabalhar com até 1,2 mil alunos, há espaço para crescimento sim, inclusive com a abertura de outros cursos, e a aproximação do Instituto à comunidade local poderá atrair mais estudantes interessados em se qualificar para o cada vez mais exigente mercado de trabalho, sobretudo nas áreas de tecnologia. Vale destacar também que, segundo o diretor-geral Júlio César, “o Campus Trindade foi o primeiro colocado na habilitação para a obtenção de outorga de Rádio Educativo FM” para o município.

Enfim, a estrutura do Instituto é formidável, os recursos disponíveis para o uso de professores e alunos nas salas de aula e laboratórios é coisa de alto nível, com internet acessível no local, possibilitando sua utilização ao longo da jornada de estudos. Bastante louvável a iniciativa dos gestores do Instituto de buscar uma interlocução mais próxima, produtiva mesmo, com os segmentos representativos do município, pois uma estrutura feito a atual precisa estar 100% a serviço da formação dos profissionais que haverão de ditar os rumos do desenvolvimento econômico e social de Trindade e região.


Comentários

Unknown disse…
Como sempre um belo texto. Estamos a disposição da comunidade de Trindade e dos municípios do entorno para quaisquer dúvidas ou contribuições.