O povo está na rua botando pra ferver

O noticiário está repleto da cobertura das manifestações populares que pipocam pelo Brasil todo. Os caras começaram lutando pelo não reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano nas principais cidades brasileiras, mas a agenda foi ganhando reforço e, resultado, o bicho está pegando meio que na base do “contra tudo que está aí”.

Lógico que a qualidade ruim demais da conta do transporte coletivo nas cidades por este Brasil de meu Deus (Goiânia e Trindade inclusive, ora pois!) torna qualquer preço de tarifa muito caro. Daí, manifestar a contrariedade geral e irrestrita com o reajuste do preço da passagem é mais do que razoável mesmo. Acho que R$ 2,80 é até um preço elevado, considerando-se que os ônibus estão lotados, os passageiros viajam quase sempre em pé, além de esperar um tempão enorme nos pontos por veículos não raras vezes carecendo de reforma.

Agora, o sujeito jogar pedra num ônibus, atear fogo no veículo, ajuda mesmo em quê? No mínimo, haverá menos ônibus ainda para transportar os passageiros que são trabalhadores e têm, portanto, horário a cumprir, um trabalho a fazer todo dia, faça chuva ou sol. Afinal, na vida real, as contas vencem e têm que ser pagas, sob pena de faltar energia elétrica, água, comida na mesa, não é verdade?

No início da noite desta terça-feira (18), um grupo de jovens barbarizou no Terminal Padre Pelágio, em Goiânia. Quebraram ônibus por lá como quem se diverte com uma traquinagem qualquer. Pelo jeito sentem-se protegidos pela legislação brasileira que faz a pessoa menor de 18 anos detentora de um salvo conduto para pintar e bordar neste “país em que se plantando tudo dá”.

Mas continuando, quem é usuário de ônibus sabe muito bem como é demorada qualquer viagem, a começar pela espera dos ônibus, em especial no terminal Padre Pelágio, onde o sujeito embarca rumo à Trindade. Aí vem uns e outros e botam pra quebrar ônibus. Quer dizer, o que já é ruim certamente ficará pior amanhã de manhã com a redução da frota de veículos que a empresa deverá colocar em circulação. Difícil entender essa disposição para o vandalismo.

Agende-se!
Se você ainda não sabe, está marcada para quinta-feira (20) à tarde uma grande manifestação em Goiânia. Ou seja, o centro da capital goiana deverá virar um caos, sobretudo quanto ao transporte. O direito constitucional de ir e vir, uma vez mais ficará em suspenso e ai de quem reclamar. Protestos contra o preço da passagem de ônibus deve ser apenas um item da pauta seguida pelos manifestantes. Tomara que a coisa transcorra na mais perfeita ordem, que não haja quebra-quebra.

Comentários