Prefeitura de Trindade precisa de nova sede urgentemente

A Câmara Municipal de Trindade esteve instalada em poucas salas no mesmo prédio onde está a Prefeitura da cidade por muitos anos. Até que o então vereador e presidente do Legislativo trindadense, Carlos José Domingues, decidiu que era hora de construir um prédio para abrigar a Câmara, hoje instalada no Jardim Primavera. A iniciativa inclusive deu um impulso à melhoria daquele bairro e região, vale dizer, onde se encontram o novo Fórum da Comarca, além do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). No final das contas, houve valorização significativa dos bairros daquele local.

Faz tempo que a atual sede da Prefeitura de Trindade ficou pequena demais para a atual estrutura administrativa, pois o município conta, hoje, com mais de 100 mil habitantes. Os últimos prefeitos não deram importância à necessidade de se construir um novo Paço Municipal e hoje em dia órgãos municipais estão funcionando espalhados por diversos pontos da cidade. E o pior de tudo é que há despesas com pagamentos de aluguéis correndo mês sim, outro também. Não conheço estes números mas é possível se imaginar que, no barato, a Prefeitura Municipal gaste uma boa grana por mês pagando aluguel para o funcionamento de pastas da gestão trindadense.

Na verdade, a atual sede da Prefeitura de Trindade é acanhada demais, ali no centro da cidade, onde há sérios problemas quanto ao trânsito e vagas para estacionamento. O local, imagino, poderia abrigar um museu, biblioteca, espaço cultural enfim, até mesmo para valorizar a bela Praça Constantino Xavier, fazendo com que ali se tornasse um ponto atrativo para turistas e mesmo os nativos e residentes do lugar. Insistir por mais tempo em ficar com a sede do poder Executivo trindadense onde está, imagino, não é boa política. Afinal, a construção de um novo prédio poderá também impulsionar o desenvolvimento da região onde vier a ser instalado o Paço Municipal.

Esse assunto parece não constar da preocupação dos líderes políticos de Trindade, mas se fizesse parte das metas da atual gestão comandada pelo prefeito Jânio Darrot (PSDB), seria algo para se torcer favoravelmente, é minha opinião. Isso poderia economizar gasto público com pagamentos de aluguéis para abrigar órgãos da administração municipal, iria atrair o desenvolvimento urbano para a região onde viesse a ser construída a nova sede, concentraria a gestão pública da cidade em um local só, facilitando inclusive o acesso dos cidadãos ao centro de decisão administrativa da “Capital da fé”.


É lógico que sempre haverá os críticos para dizer que tal obra não é prioridade diante das inúmeras carências do município, sobretudo se analisarmos as necessidades dos bairros mais periféricos e também a região Leste de Trindade. No entanto, insisto no argumento de que o investimento na construção de uma nova sede para o poder Executivo trindadense fomentará o desenvolvimento da cidade também. E uma coisa coisa compensa a outra, acredito. O que é inviável, segundo meu entendimento, é permanecer com as secretarias municipais funcionando cada uma em um local diferente e a Prefeitura gastando dinheiro grande todo ano no pagamento de aluguéis, um dinheiro que vai e não volta jamais. 

Comentários