Trindade envia jovem para a Lituânia em agosto

Rotary de Trindade atua no Intercâmbio de Jovens com a Lituânia


Wembley da Fonseca Gonçalves (17), estudante do terceiro ano do segundo grau, com passagens pelo Colégio Estadual Divino Pai Eterno, em Trindade, e mais recentemente pelo Lyceu de Goiânia, é o intercambiado 2015-2016 do programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International, indicado pelo Rotary Club de Trindade.
No dia 20 de agosto próximo, Wembley viajará para a Lituânia, país da chamada Europa Oriental, da qual fazem parte ainda os seguintes países do leste europeu: Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia (é claro), Polônia, República Tcheca e Romênia. Wembley é o quarto representante de Trindade que irá participar do Intercâmbio de Jovens do Rotary International.
“A possibilidade de conhecer outros países, aprender uma língua diferente, fazer contato com uma nova cultura e ter segurança e proteção para isso”, foi o que animou Wembley Fonseca a buscar informações a respeito do Intercâmbio de Jovens, segundo suas palavras. Disposto a saber mais sobre o programa, o jovem estudante trindadense procurou o Rotary de Trindade, se informou, se inscreveu e conquistou a vaga tão sonhada por ele.
“Quando se pensa em Intercâmbio todo mundo quer ir para os Estados Unidos ou a Europa”, afirmou Wembley. Mas as vagas do Intercâmbio para aqueles países haviam acabado dada a concorrência, restando então como opções o estado norte-americano do Alasca, Índia, Indonésia, México, Tailândia e a Lituânia. Depois de pensar muito, ouvindo seus pais, o comerciante Onivon Gonçalves de Castro e a estudante universitária Soraya Gonçalves de Castro, Wembley fechou a opção para a Lituânia.
O idioma lituano não é algo familiar para os brasileiros em especial, principalmente para os trindadenses, mas Wembley já está se preparando para atenuar as dificuldades iniciais de comunicação com a gente lá daquele país anfitrião. Com a ajuda de um amigo que conhece a língua lituana e, evidentemente, auxiliado por sites na internet, o jovem estudante que tem bom nível de conhecimento de inglês, já sabe se virar com algumas expressões e saudações em lituano, como, por exemplo, “Oi” (Labas), “Tchau” (Viso gero), “Eu te amo” (Aš tave myliu) e “Muito obrigado” (Labai aciu).
A partir da segunda quinzena do mês que vem, Wembley Fonseca terá incontáveis oportunidades diárias para empregar as expressões acima e aprender milhares de outras, pois estará vivendo e convivendo com famílias lituanas, na capital Vilnius, seu endereço residencial nos próximos 12 meses, tempo de duração do intercâmbio. Agora sim, torna-se possível entender muito bem o significado de termos como segurança e proteção para se fazer intercâmbio, referidas pelo jovem estudante, e mencionadas acima.
Ser recebido no estrangeiro por famílias locais que abrem as portas das casas e apresentam uma cultura, língua, comportamentos, costumes, tradições, diferentes é, inegavelmente, uma oportunidade de aprendizagem para a vida e que tem valor imensurável. E por isso, Onivon Gonçalves, pai do intercambiado trindadense se diz tranquilo com o fato do seu filho ficar um ano fora de casa, num país distante, pouco conhecido dos brasileiros. “O que estou fazendo para a o Wembley, acho que todo pai tem que fazer mesmo, ajudar na formação e essa é uma oportunidade muito bacana”, afirma Onivon.
Sandra Gonçalves Dias, presidente do Rotary Club de Trindade, responsável pela indicação de Wembley Fonseca para o Intercâmbio de Jovens, revela sua alegria e grande expectativa para que o jovem aproveite ao máximo a oportunidade disponibilizada a ele. “O Intercâmbio de Jovens é excelente e torcemos para que o Wembley cresça muito por lá, em todos os sentidos, pois este é o nosso objetivo como rotarianos”, revela Sandra Gonçalves.

Publicada originalmente na página do Rotary Club de Trindade no Facebook.


Comentários