Campanha de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira

E continua difícil encontrar a vacina nos Postos de Saúde de Trindade


É nesta sexta-feira (20) que se encerra a Campanha de Vacinação contra a Gripe neste Brasil de meu Deus, onde a doença segue inclusive matando gente. O público-alvo no país é formado por 49,8 milhões de pessoas e, deste total, 71% ou 35,4 milhões de patrícios foram vacinados até o momento. E nesse contingente estão crianças de 6 meses e menores do que 5 anos de idade, bem como gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, além de pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.

Na atual campanha que termina hoje, Goiás produziu um número muito bom, pois a cobertura vacinal por aqui bateu nos 74% do público-alvo. E esse bom desempenho ocorreu apesar das constantes notícias da falta de vacinas em Goiânia e em cidades como Trindade, vale lembrar. Na “Capital da Fé” não se encontra dose de vacina nem para remédio, como o povo diz. Por sua vez, a região Centro-Oeste conseguiu vacinar 67% das pessoas que integram o contingente mencionado acima.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, neste ano, até o dia 9 deste mês, foram registrados 2.808 casos de gripe de todos os tipos no Brasil. Pois bem, do total referenciado, 2.375 casos aconteceram pelo vírus H1N1 e o pior de tudo é que 470 pacientes morreram em decorrência do agravamento do quadro provocado pela doença. Em Goiás, houve o registro de 153 casos de infecção pelo H1N1, que causaram as mortes de 26 pessoas, inclusive gente de Trindade. A coisa é muito séria e dá medo em qualquer um, diga-se.
Branca e Jânio: Cadê a vacina?

E para concluir, um lamento apenas. Até o momento, já perambulamos por várias unidades da rede de atendimento de Saúde em Trindade sem conseguirmos encontrar a vacina para pessoas que justamente estão aí no público-alvo da campanha. Quem é que pisou na bola dessa vez? Oremos ao Paí Eterno pedindo a graça de não contrairmos essa gripe. É isso mesmo, prefeito Jânio Darrot? Tem outro recurso, secretaria de Saúde de Trindade Gercilene Ferreira (Branca)?


Comentários