O eleitorado pode começar neste ano a melhorar a qualidade dos políticos

As eleições municípios servirão como início de um processo de depuração




Depois dessas coisas todas que a gente tomou conhecimento sobre o modus operandi dos políticos no poder, que vieram a lume, primeiramente no processo do Mensalão e, agora mais recentemente, na Operação Lava Jato, fico matutando sobre qual será a reação disso tudo no eleitorado. Vale lembrar que neste ano, mais precisamente em 2 de outubro, teremos eleições para elegermos, no caso de Trindade, 17 vereadores, o vice e o prefeito.

No pleito deste ano o povo todo nos 246 municípios goianos e nos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, terá a oportunidade de eleger pelo voto direto os seus representantes que serão guindados ao poder no lugar onde a gente mora, nas cidades. Estados a União é tudo uma criação algo abstrata, mas a vida se passa mesmo é aqui nas cidades, nos municípios.

O eleitor vai fazer valer o seu direito de escolher e o dever de caprichar mais nisso de eleger o camarada para este ou aquele cargo apenas porque o sujeito lhe ofereceu um padrão de energia elétrica, alguns sacos de cimento, aviou uma receita de remédios, viabilizou um tratamento de saúde nestas campanhas “humanitárias” e “desinteressadas” realizadas por políticos, dentre outras modalidades de compra indireta de votos? Só para saber mesmo.

Os eleitores têm responsabilidade na ruindade dos políticos que estão fazendo peraltices de todos os tipos na gestão de dinheiro público. Lá na Câmara dos Deputados e no Senado Federal estão políticos sendo reeleitos por anos a fio. Tem “Excelência” no oitavo mandato! E todos foram eleitos, reeleitos, pelo povo nas urnas. E algo semelhante é possível se ver nas Assembleias Legislativas dos Estados e nas Câmaras Municipais, diga-se de passagem. Até agora, os holofotes estão nos políticos grandes, com atuação no governo federal, seu monstruoso orçamento e suas fantásticas estatais que movimentam cifras astronômicas, oportunidades formidáveis de desvios de toda ordem e enriquecimentos fabulosos também.

Imagine como é que andam as coisas aqui mais em baixo. Será que a qualidade da gestão pública das cidades é melhor do que a que policiais federais e procuradores estão nos apresentando diariamente no noticiário político e policial? Os políticos locais são mais éticos e respeitadores do dinheiro público do que os seus similares com atuação nos governos estaduais e federal? Hein? Então, por essas e outras convém prestar mais atenção à forma como o eleitorado vai reagir às propostas dos candidatos que estarão pedindo votos a partir de julho próximo vindouro, quando se iniciará a camapanha eleitoral propriamente dita. A melhoria dos políticos, digamos assim, pode ou deve começar agora nestas eleições municipais. Tomara que estejamos prestes a darmos início a um inadiável processo de depuração da representação política da sociedade trindadense, goiana e brasileira. É isso aí!


Comentários

Anônimo disse…
Gostaria muito de acreditar que o povo brasileiro pode ser mais seletivo e exigente na escolha dos nossos representantes, mas infelizmente não consigo visualizar essa realidade. Ainda temos milhares e milhares de analfabetos e milhões de analfabetos funcionais que sequer, conseguem interpretar o que lêem. Essas pessoas são facilmente manipuladas e aceitam com naturalidade a prática de que politica e eleição são baseadas na compra fe votos.